sábado, 2 de novembro de 2013

EDUARDO CAMPOS FOI O GOVERNADOR QUE MAIS ELEVOU GASTOS NO PAÍS EM 2013

A notícia é do jornal Folha de São Paulo em sua coluna Dinheiro Público & Cia. Segundo a publicação:

"O presidenciável Eduardo Campos (PSB) é o governador que mais eleva gastos no país no atual mandato, mostra levantamento feito a partir dos relatórios dos Estados.
De janeiro a agosto deste ano, Pernambuco contabilizou despesas totais de R$ 23,6 bilhões, o que representa um aumento de 55,9% sobre os R$ 15,2 bilhões dos primeiros oito meses de 2010.
A taxa de crescimento está bem acima da média do conjunto dos Estados, de 35,9% no período. O levantamento não inclui Espírito Santo e Amapá, cujos dados não estavam disponíveis nos sites Compara Brasil (que reúne estatísticas fiscais de Estados e municípios) e do Tesouro Nacional.
Os resultados mostram que a aguda piora das contas públicas neste ano não será um tema confortável para os principais candidatos nas eleições do próximo ano. (...) Em Pernambuco, o afrouxamento fiscal é mais evidente: houve deficit primário nos anos passado e retrasado, e neste ano, até agosto, o saldo está em queda. Isso significa que o Estado está se endividando para cobrir suas despesas rotineiras, como pessoal e custeio administrativo, e as obras públicas."

Não será uma boa notícia para 2014, onde Eduardo Campos vai querer divulgar um perfil de gestor eficiente e que é capaz de governar com austeridade e inteligência. 

Na opinião deste blogueiro, caso Eduardo mantenha sua candidatura (já expus que ele pode não concorrer) as vozes roucas que hoje permanecem em silêncio se manifestarão.

A fala do senador Armando Monteiro de que Pernambuco não é nenhum paraíso se fará ouvir nos grandes veículos de imprensa e a real situação da educação, segurança pública e serviços de saúde serão mostrados como são na vida real. Talvez seja por isso a pressa em municipalizar escolas, jogar a batata quente nas mãos dos prefeitos e ficar apenas com suas ilhas de excelência.

Eduardo Campos não será poupado em 2014. Ele deve lembrar que seu adversário, o PT, sempre foi mais aguerrido fazendo oposição que governando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!