domingo, 17 de novembro de 2013

Reflexão de Domingo - Permanecer firmes


No Evangelho de hoje (Lc 21,5-19) somos convidados a permanecer firmes em nossa fé.

Jesus e os discípulos estavam diante do templo e eles admiravam sua beleza. Diante da sentença do Messias, de que dias viriam em que não sobrariam pedras sobre pedras daquela imponente construção, eles desejaram conhecer os sinais que precederiam o fim. Havia na época a crença que a vinda do Filho de Deus já anunciaria a brevidade do fim de todas as coisas e do Grande Dia do Senhor.

Jesus elenca os sinais mas adverte, antes que isso aconteça seus companheiros seriam perseguidos e arrastados até as sinagogas. E diante da grande perseguição o Filho de Deus exorta:

17 Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18 Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19 É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!

Muitos hoje se dedicam a procurar sinais do fim, a torturar seu espírito querendo conhecer quando tudo há de acabar e gerando histeria para si e para os outros. Em 1999 muitos acreditavam estar testemunhando o final dos tempos, em 2012 se apavoraram com o fim do mundo por uma interpretação errônea do calendário Maia! Esqueceram de buscar a verdade das escrituras! Nem Jesus conhecia o Dia e a hora, somente o Pai que está nos céus sabe o momento estabelecido para levar todas as coisas à plenitude.

A nós cabe permanecer firmes diante das perseguições e tempestades dessa vida. Permanecer firme é guardar os ensinamentos de Jesus, praticar sua palavra não por medo da condenação, mas por amar a Deus e se esforçar para construir já aqui o seu Reino. É isso que dizemos ao rezar o Pai Nosso: "Venha a nós o Vosso Reino e seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu".

Nesse mundo onde tudo é relativo é cada vez mais difícil encontrar pessoas firmes. Quem mantém suas opiniões é tachado de radical, de atrasado e muitas vezes defender um pensamento pode ser uma atitude distorcida pelas pessoas que não concordam com ela. Os que não tem princípios podem acusar os firmes de serem preconceituosos por eles apontarem claramente que alguns comportamentos não são aceitos por Deus.

Daí vem as perseguições. Um pai que eduque seus filhos para terem limites poderá ser chamado de rigoroso. Uma pessoa que não mente é chamada de boba e quem é honesto para muitos não passa de um trouxa! A inversão de valores é presente e forte em nossa sociedade, mas os valores que recebemos do Evangelho são imutáveis e devemos permanecer firmes no amor. Um amor que nos ensina a ser respeitosos e tolerantes com o que não concordamos, que nos permite perdoar quem nos ofende e amar quem nos detesta, reconhecendo que todos são amados por Deus e merecem ser tratados com dignidade e respeito.

Permanecer firmes, se opondo a projetos que sejam contrários à vida e a dignidade da pessoa humana, sem temer perseguições, pois mesmo que ponham fim a nossa presença nesse plano, não nos privarão da vida eterna.

Um ótimo domingo e que Deus possa permanecer sempre conosco.

Emerson Luiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!