segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Coisas que não mudam em Venturosa: A faixa amarela, os agradecimentos ao prefeito e ao governador e uma oposição que ainda tropeça.

Imagem meramente ilustrativa
Em plena avenida avisto a faixa amarela pendurada próxima a agência do Banco do Brasil. O desenho de uma máquina enorme e letras garrafais que mostravam mais uma "conquista" do prefeito do município e ajuntava abaixo um grande "obrigado" ao governador Eduardo Campos.

Nunca gostei desse tipo de propaganda. Se a máquina fosse adquirida com recursos próprios do município eu diria "parabéns" ao prefeito Ernandes. Temos de reconhecer quando as coisas dão certo e do mesmo modo que somos capazes de criticar, devemos também elogiar os acertos do governo, como é o caso do departamento de cultura, que vem trabalhando de forma brilhante nessa administração. O evento dessa última semana comprova isso.

Mas voltemos à faixa amarela. Se a máquina chegou à Venturosa com recursos do PAC 2, não houve um centavo sequer do governo de Eduardo Campos nem esforço algum do prefeito Ernandes Albuquerque para sua aquisição. Elas são doadas de acordo com critérios do governo federal para atenuar os danos causados pela seca, limpar barragens e assegurar a manutenção de estradas. Caso esteja errado esse blogueiro ficará imensamente feliz em noticiar de onde veio essa máquina, o investimento do estado de Pernambuco, a contrapartida da prefeitura de Venturosa e o número do convênio para sua aquisição, coisa que a própria faixa ou o site da prefeitura poderiam fazer. Transparência é obrigação nesses dias em que vivemos.

Senti falta das máquinas na antiga barragem de Nezinho, próxima ao parque de exposições, aquele que foi inaugurado antes de sua conclusão. Eu elogiei quando no começo do ano a prefeitura promoveu a sua ampliação, isso garantiu a captação de água no curto período de chuva nesse ano, mas agora ela secou e foi tomada pelo mato. Porque não estão limpando-a ou terminando sua ampliação? Onde estão as máquinas? Leitores do blog reclamam que as estradas que foram "melhoradas" apresentam um grande desnível em relação ao solo. Com a volta das chuvas ficarão intransitáveis.

As cores dos prédios públicos estão perdendo o tom de verde, talvez seja o efeito da seca, não sei. Mas a postura de alguns continua a mesma. Na câmara de vereadores a situação não mais discute projetos, apenas vota contra, tudo para não ver ser questionado o executivo. Pergunto a quem essa postura serve: ao povo que os elegeu ou ao grupo político a que pertencem?

A oposição continua a mesma. Não entra em consenso, não afina seu discurso, não forma novas lideranças nem apresenta um projeto viável para a sociedade venturosense. Ano que vem vamos assisti-la dividida e fragmentada por interesses pessoais mais uma vez. Onde está o "grande articulador" uma hora dessas?  

Um apaixonado poderá dizer que escrevo isso porque sou de oposição. Não, escrevo porque sou um cidadão que mantém algumas utopias. Acredito que funcionários públicos devem servir ao povo, que as pessoas tem direito a informação e que vereadores devem fiscalizar o uso do poder executivo, não blindá-lo de tudo e se esquivar de discussões. Também acredito que a oposição não deve apenas criticar e mostrar os erros cometidos pela situação, ela precisa de um projeto para Venturosa, um que acolha os desejos da população e não um que favoreça apenas algumas figuras. Não julgo ninguém, o povo de Venturosa é que fará isso.

Emerson Luiz




3 comentários:

  1. POIS É EMERSON, NESSE PONTO APROVO EM GÊNERO , NÚMERO E GRAU. SE A MÁQUINA VEIO DO GOV. FEDERAL É PARA DIZER E ELOGIAR QUE FOI A PRESIDETE DILMA , NÃO EDUARDO CAMPOS, NEM A PREFEITURA. TÁ CERTO QUE APREFEITURA FOI ATRÁS MAS A MAIOR PARITICIPAÇÃO É DA PRESENTE DILMA. QUANTO A CÂMARA DE VEREADORES TÁ CERTO QUE A OPOSIÇÃO TEM QUE CRITTICAR, MAS VOTAR CONTRA SEU PRÓPRIO ORÇAMANTO DA CÂMARA ISSO É UM ABSURDO, QUE OS VEREADORES DESSA GESTÃO TÃO FEITO LAGARTIXA SÓ BALANÇA A CABEÇA, NÃO REBATE A OPOSIÇÃO E NÃO TEM NENHUMA IDÉIA DE PROJETO. O MPOVO É QUEM JULGA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é a pior legislatura que o município já teve. Falta conhecimento, postura e respeito entre eles. Assisti uma sessão e fiquei com vergonha. Nunca mais vou lá. Mas o povo tem o que merece.

      Excluir
  2. Pois é. Essa é uma realidade do nosso país, falta de transparência. Não vou entrar no mérito da questão, porém é um fato bem observado por você, meu caro Emerson. Isso é tão absurdo que chega ao extremo do ridículo. Mas você sabe melhor que eu, que toda essa propaganda, por mais omissa, é uma jogada política, e continuo dizendo, não faça por fazer, lute por pelo menos mais transparência, tenha um pouco mais de sensibilidade e pelo que tenho visto isso não vem acontecendo com os nossos poderosos municipais. Parabéns, professor Emerson por todos argumentos. Danillo Alexandre

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!