terça-feira, 5 de novembro de 2013

BOA NOTÍCIA: ONU elogia novo passo do Brasil no tratamento da Aids - Governo adota medida que oferecerá tratamento gratuito a todos os portadores do IHV, independente do estágio da doença

(DO IG) O Brasil mantém o pioneirismo na luta contra a Aids ao anunciar que oferecerá tratamento a todos os portadores do vírus HIV, independentemente do estágio da doença, segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids). Soropositivos passarão a receber medicamentos antirretrovirais assim que a doença tiver sido diagnosticada. 

Getty Images
No Brasil, soropositivos passarão a receber medicamentos assim que doença for diagnosticada

Até agora, o País vinha oferecendo tratamento antirretroviral pela sua rede pública apenas quando a contagem das células de defesa (CD4) do paciente caía para abaixo do patamar de 500 células por milímetro cúbico de sangue.
Em junho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que os países oferecessem tratamento a pacientes com Aids a partir do momento em que o sistema imunológico apresentasse este patamar.
O Brasil já vinha oferecendo tratamento neste nível desde agosto do ano passado.
'Liderança'
Mas agora, com o anúncio do Ministério da Saúde, o Brasil passa a ser o primeiro país em desenvolvimento a oferecer terapia com retrovirais a todos os pacientes assim que a doença for diagnosticada. Na prática, o Brasil será o terceiro país do mundo a deixar de condicionar o tratamento gratuito ao número de células de defesa do paciente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!