quinta-feira, 7 de novembro de 2013

NOVA PESQUISA CNT APONTA VITÓRIA DE DILMA NO PRIMEIRO TURNO COM OU SEM MARINA SILVA


A presidente Dilma Rousseff lidera com folga a corrida presidencial de 2014 e seria reeleita ainda no primeiro turno, mostra a pesquisa do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta quinta-feira (7). 

Sem a ex-senadora Marina Silva como candidata do PSB, a presidente tem 43,5% das intenções de voto, contra 19,3% do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e 9,5% do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). No cenário em que Marina aparece como candidata do PSB, Dilma tem 40,6% das intenções de voto, contra 22,6% de Marina e 16,5% de Aécio. Nos dois cenários, Dilma ganharia ainda no primeiro turno.

Dilma também venceria em segundo turno contra quaisquer candidatos, aumentando sua vantagem contra seus adversários. De acordo com a pesquisa, Dilma tem 45,3% das intenções de voto, contra 29,1% da ex-ministra Marina Silva em um eventual segundo turno entre as duas. Em setembro, na sondagem anterior, Dilma tinha 38,2%, contra 30,5% da Marina.
Quando o rival é o presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), Dilma seria reeleita com 46,6%, contra 24,2% do tucano. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 39,6% e Aécio, 26,2%. No cenário contra o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), Dilma tem a maior vitória: 49,2% contra 17,5%. Antes, o resultado era, respectivamente, 42,1% contra 17,7%.
Avaliação estável
A pesquisa realizada pelo instituto MDA encomendada pela CNT também mostra que a avaliação do governo Dilma ficou praticamente estável em novembro. A avaliação positiva do governo passou para 39,%, ante 38,1% em setembro. A avaliação negativa passou para 22,7%, ante 21,9%.
NOTAS DO BLOG
Ainda falta quase um ano para a eleição presidencial e muita água vai rolar debaixo da ponte. Se tivesse que apostar hoje diria que um segundo turno é certeza. Ano que vem a mídia irá bombardear Dilma, Lula e o PT. Vão usar a tática do medo e tentar guiar o país para o pânico absoluto da inflação, forjar denúncias e escândalos e como em tantas outras vezes, poderão arrastar o processo para o segundo turno.
O candidato mais perigoso ainda continua sendo Eduardo Campos, já que na impossibilidade de Aécio a grande imprensa tende a apoiar o governador. Ele tem uma boa imagem e seu discurso se afina com o dos grandes empresários do país.
Isso, claro, se ele se manter no páreo quando Lula entrar em cena. Ele vai chamar o antigo aliado no corpo a corpo e lembrar quem fez o que e quem ajudou quem
A prova de fogo será Pernambuco. Se o PT for capaz de vencer o orgulho e superar suas próprias limitações e se aliar ao projeto de Armando Monteiro o governador será atacado em duas frentes.
Aécio Neves dificilmente saíra da sombra do catastrófico segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso. O povo não está disposto a ameaçar as conquistas sociais que obteve e Aécio não conseguiu apresentar nenhum projeto alternativo ao que o Brasil vive hoje.
Dilma deverá ser eleita por representar a continuidade da era Lula, pelo seu cabo eleitoral e pela total falta de projetos e de apelo popular da oposição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!