sábado, 9 de novembro de 2013

Reflexão de Domingo - Deus é o Deus dos vivos.


O Evangelho deste Domingo (Lc 20,27-38) nos ensina que o Senhor é um Deus vivo e por isso, o Deus dos vivos.

Os saduceus formavam um grupo que não acreditava na ressurreição dos mortos. Como fizeram os fariseus, os saduceus também procuraram apanhar Jesus em alguma contradição para acusá-lo publicamente. 

Eles elaboraram uma história para levar Jesus a cometer um erro.

“Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29 Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30 Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32 Por fim, morreu também a mulher. 33 Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”. 

Eles procuravam com isso provar que a ressurreição pregada por Jesus era uma tolice, uma infantilidade e queriam que Jesus caísse em contradição pública. Jesus então revela que o projeto de Deus ultrapassa a compreensão dos homens.

Os que se mostram dignos da segunda vida, a vida eterna, dom de Deus que foi ofertado a nós pelo sacrífico salvífico de Jesus, não serão dados em casamento porque todos serão como os anjos, filhos de Deus. 

Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”.(Lc 20,38)

Essa é a mensagem central deste evangelho. Deus é o Deus dos vivos. É ele que nos chama a existência, nos nutre e nos exorta a fazer o bem, a amar o próximo e a buscá-lo como nosso pai. E por Deus ser o autor de toda a vida, devemos respeitar cada ser vivo como sendo obra desse Deus que ama a todos de forma imensa e não faz qualquer acepção entre as pessoas.

Nesse mundo nada se perde, tudo se transforma. E transformados seremos todos, para a vida ou para a morte. Reconhecer Deus como o Deus da vida implica traduzir em atos aquilo que professamos com nossas bocas. Como crer que a vida é dada por Deus e militar a favor da pena de morte e do aborto? Afirmar que se crê no Deus da vida mas negar a milhões o direito a uma vida digna?

Nós cristão somos chamados a adorar um Deus vivo e que nos chama a viver de forma plena e em defesa da sua obra e dos filhos que ele gerou neste mundo. É por isso que o segundo mandamento é semelhante ao primeiro. Devemos amar a Deus com todas as nossas forças e também somos obrigados a amar o próximo como a nós mesmos.

Deus é um Deus dos vivos. E nós, como filhos desse Deus, devemos proteger a vida. Sempre!

Que Deus permaneça sempre conosco e nos guie no caminho que nos leve à eternidade.

Um ótimo domingo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!