sábado, 16 de novembro de 2013

CONDENADOS DO MENSALÃO COMEÇAM A SE ENTREGAR A JUSTIÇA. JOSÉ DIRCEU É UM DELES


Depois de ter o mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta sexta-feira (15), o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu se entregou na sede da Polícia Federal em São Paulo no início da noite, acompanhado do seu advogado. Antes, ele havia divulgado uma "Carta Aberta" ao povo brasileiro, na qual avisa que, mesmo preso, manterá sua luta. "Não vão prender minha consciência", disse.

O petista fez questão de acenar para a militância petista e fotógrafos que se encontravam na frente do prédio. Dirceu é considerado o grande mentor do mensalão. Ele começa cumprindo pena em regime semiaberto pelo crime de corrupção ativa. Ao todo, pegou pena de 10 anos e 10 meses.
José Dirceu, que ainda aguarda análise de embargo após condenação por formação de quadrilha, será transferido com os demais condenados do mensalão já presos para a superintendência da Polícia Federal em Brasilía, no domingo (17), em avião particular da instituição.

Na sede da Polícia Federal, ele conversou com a imprensa e cobrou justiça no julgamento do caso do mensalão mineiro - processo criminal sobre denúncia de financiamento ilegal da campanha à reeleição do então governador de Minas, Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998.

"A Justiça brasileira, na ação penal 470, fez um julgamento totalmente excepcional. Nem no caso do mensalão tucano eu quero que isso ocorra. Eu quero que haja Justiça que não houve no meu caso.", comentou.
Mais cedo, publicou uma carta aberta aos brasileiros em seu blog pessoal na internet, em que voltou a afirmar que teve violadas garantias individuais.

GENOINO - Antes de Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, também condenado no processo do mensalão, já havia se apresentado à Polícia Federal. Os dois receberam ligação telefônica do ex-presidente Lula oferecendo suporte antes de seguirem voluntariamente para a sede da Polícia Federal, em São Paulo. 

Além de José Dirceu e José Genonino, entregaram-se outros sete dos 12 condenados que tiveram expedidas ordens de prisão imediata: Jacinto Lamas (Distrito Federal), Marcos Valério, Simone Vasconcelos, Cristiano Paz, Kátia Rabello, Romeu Queiroz e Ramon Hollerbach (Minas Gerais).

Faltam se entregar Delúbio Soares, Henrique Pizolatto e José Roberto Salgado.
Lista dos condenados com mandados de prisão expedidos:
  • José Genoino, ex-presidente do PT
  • Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT
  • Marcos Valério, operador do esquema
  • Cristiano Paz, ex-sócio de Marcos Valério
  • Ramon Hollerbach, ex-sócio de Marcos Valério
  • Simone Vasconcelos, ex-diretora da SMP&B
  • Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural
  • José Roberto Salgado, Ex-vice-presidente do Banco Rural
  • Romeu Queiroz, ex-sócio de Marcos Valério
  • Jacinto Lamas, ex-tesoureiro do antigo PL, atual PR
  • Henrique Pizzolatto, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil

JORNAL DO COMMERCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!