domingo, 3 de março de 2013

Sobre uma certa Intolerância

Sobre as atrações locais escaladas para a Festa de Março em Venturosa - PE


Vi alguns comentários nas redes sociais ontem. Sei que o perfil é individual e cada um posta o que quer, é liberdade de expressão. Então, deixo claro que aqui não está uma indireta aos donos dos perfis. A única coisa que quero é propor uma reflexão.

Criticava-se as atrações das Festa de Março - os festejos de emancipação política de Venturosa - de um modo ácido e violento. O argumento era a suposta má qualidade das atrações. Não sou entusiasta do atual governo, mas creio que críticas devem ser feitas com fundamento maior que o próprio gosto musical. Se eu não gosto sei que irei encontrar muitas pessoas entusiasmadas e ansiosas pelos shows anunciados - que até agora só vi nas redes sociais. Mas o que mais me chamou a atenção foi a crítica tecida aos artistas locais - Banda Jeito Simples e Djair de Venturosa - cujo pecado era "não serem famosos". Quer dizer que a festa da cidade para ter um aspecto cultural deveria contratar artistas famosos? Isso é cultura? Então por que não sugerir ao gestor que no próximo ano contrate o pessoal do passinho do volante ou, para abrilhantar o evento, pague um ou dois ex-bbb para marcar presença em Venturosa?

Tanto os jovens da Banda Jeito Simples quanto o cantor Djair tem talento, e muito! São frutos da cidade de Venturosa e o mínimo que merecem é o reconhecimento e a valorização por parte dos seus conterrâneos. Sugerir grandes gastos com uma festa, por mais orgulho que ela possa nos trazer, numa das piores secas da história é, no mínimo, irresponsabilidade.

Já passa da hora de superarmos o "pão e circo" dos romanos. Como expressou tão bem o grupo de rock Titãs: A gente não quer só comida/ A gente quer comida/ Diversão e arte/ A gente não quer só comida/ A gente quer saída/ Para qualquer parte..

Um ótimo dia a todos e uma boa festa de março aos filhos e filhas de Venturosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!