quarta-feira, 6 de março de 2013

Reunião na Câmara de Vereadores em Venturosa gera polêmica


Segunda-Feira (04/03) a Casa Legislativa do Município de Venturosa foi palco de um debate acalorado. Os vereadores votariam um projeto de interesse particular do Poder Executivo. Nesse projeto o prefeito pedia a extinção de cargos, a criação de cargos de assessoria, o aumento do número de secretários, o reajuste salarial dos mesmos, e, com muita inteligência, o aumento dos demais servidores. Caso a oposição votasse  pela não aprovação, poderia ser acusada de estar contra o aumento dos funcionários.

A ala governista deixou transparecer que o projeto "em nada prejudicava os servidores". O aumento dado aos servidores foi pífio enquanto alguns cargos tiveram reajuste de 40%. Um Secretário vai ganhar R$ 4.000,00 (quatro mil reais) enquanto um professor vai trabalhar (em alguns casos) 180 horas mensais e receber por 150 horas. Um dos Secretários chegou a fazer o infeliz comentário que um aumento por menor que fosse era um aumento. Na opinião dele R$ 2 já é alguma coisa.

O vereador João Henrique chegou a apontar vários erros existentes no projeto, pediu para os vereadores analisassem bem o que estariam votando, mas ao que parece não foi ouvido. 

Outra crítica ao projeto foi o baixo salário ofertado aos médicos, o que na visão do vereador Dedê vai dificultar o preenchimento das vagas de médico em Venturosa, o que impossibilitará o pleno atendimento no município. As funções de guarda municipal e motoristas foram extintas. Fica a pergunta do blog: vão terceirizar o serviço? A população ficará ainda mais desprotegida?

O projeto polêmico ficou empatado. 5 votos da situação e 5 votos da oposição. O desempate coube ao presidente da Câmara, o vereador Adelson de Macêdo (PTB), eleito pela oposição e que votou com a situação. O mesmo que "facultou" a palavra a professora Márcia Bernardo e não deixou que ela se expressasse como desejava. Com o voto de Adelson de Macêdo o projeto foi aprovado sem correções e sem muitas explicações. 

Reproduzo aqui a fala do vereador Dedê a respeito do hábito de negar informações aos vereadores e a pressionar pela aprovação de projetos sem o devido estudo e debate com a população: "Todo cidadão tem direito a informação. Os prefeitos corruptos tentam driblar esse direito dificultando o acesso a informação. Vereadores honestos tentam obter as informações via requerimentos à Câmara Municipal. Rejeições a esses pedidos por vereadores ligados ao prefeito são sintomas de fraude".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!