quinta-feira, 21 de março de 2013

Péssima Notícia: Chuvas continuam abaixo do esperado para abril, maio e junho avisam meteorologistas


Do jornal do Commercio


Semiárido deve continuar sofrendo com a falta de chuvas

De acordo com metereologistas, chuvas devem ficar abaixo do esperado para a região entre abril e junho

Publicado em 21/03/2013, às 10h15

Do JC Online

 / Foto: Ricardo Labastier / JC Imagem

Foto: Ricardo Labastier / JC Imagem

A seca que vem castigando o Semiárido pernambucano não deve se abrandar nos próximos três meses. Isso porque as chuvas devem ficar abaixo do esperado para a região entre abril e junho. A previsão é de estudiosos dos Centros Estaduais de Meteorologia, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Os metereologistas estiveram reunidos no Recife durante toda a quarta-feira (20) e analisaram as condições climáticas atuais. Depois de discutir o comportamento da atmosfera e dos oceanos, eles fizeram previsões para o próximo trimestre. A conclusão é de que as chuvas devem continuar escassas no Nordeste brasileiro porque o aquecimento anômalo da região do Oceano Atlântico Norte continua e isso tende a manter a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao norte de sua posição climatológica.
Segundo o coordenador do Lamep/Itep, Wanderson Santos, esse fenômeno indica que as chuvas serão abaixo do esperado para todo o Semiárido de Pernambuco nos meses de abril, maio e junho. Já para a Zona Litorânea, a previsão é de que as chuvas fiquem dentro do esperado. No entanto, a população do litoral deve continuar sofrendo com o calor forte, porque as temperaturas da região devem ficar acima da média de todo o Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!