segunda-feira, 28 de outubro de 2013

VENTUROSA PRECISA DE UMA NOVA POLÍTICA - Artigo de Opinião do Dr. Jonatas Heber

Pouco tempo depois de dar uma entrevista ao blog Amo Venturosa o Dr. Jonatas Heber já foi citado por nossos leitores como uma das personalidades mais influentes da cidade. "Sem papas na língua", como ele mesmo diz, o filho do saudoso Dr. Reginaldo Gomes e dono de clínica BioHeber não teme expressar suas opiniões sobre vários temas polêmicos. O de hoje será mais um deles. Mantendo a tradição de publicar artigos de nossos leitores e de pessoas que atuem em Venturosa, o blog cede espaço para que o Dr. Jonatas fale sobre a política municipal. Lembrando que as opiniões expressas a seguir são estritamente pessoais e de inteira responsabilidade do autor do artigo.

Uma ótima leitura.



VENTUROSA PRECISA DE UMA NOVA POLÍTICA

O Brasil de hoje é diferente do de ontem, e nossa cidade também. Primeiro quero agradecer a mais uma oportunidade de expor minhas idéias de forma democrática nesse blog sobre um tema tão presente em Venturosa que é a política. Infelizmente pessoas que vivem dela procuram sempre deturpar o que não agrada a seus objetivos, principalmente pela pequena aristocracia da cidade. E como não tenho tempo nem paciência para esse jogo de calúnias, já que quando me pronunciei nada mais fiz do que expor os reais problemas existentes no sistema municipal de saúde. Isso bastou para criar um incidente político que desvirtuou o debate proposto, que era sobre a saúde e as negligências cometidas contra esse sistema em Venturosa. Sendo assim gostaria de convidar a população e os lideres políticos desse município para um pequeno debate publico onde as pessoas possam ser esclarecidas sobre os temas em questão.

Por hora minha preocupação repousa na saúde dos venturosenses e nos serviços prestados em minha clínica. Quem abraça a saúde como vocação se preocupa com a qualidade de vida das pessoas, com o seu bem estar e não com picuinhas. Falei o que muita gente tem vontade de falar, mas por vários motivos é obrigado a se manter em silêncio.  Na nota enviada ao seu blog agradeceram pelos serviços que prestei, num tom quase que de despedida, o que não entendi já que não pretendo me aposentar nem abandonar a cidade pelo contrario em 2014 venho com a ampliação da policlínica para um hospital onde a população possa receber um atendimento descente, e nem se tornem refém desse sistema político, Como minhas declarações sobre saúde foram distorcidas e levadas para o campo político, gostaria de fazer desse o tema central desse artigo.

Em política tudo muda muito rápido, principalmente em Venturosa. A idéia passada de que o ex-prefeito continuaria como orientador do governo atual não vingou, e hoje alguns membros do atual governo querem atribuir suas dificuldades ao gestor anterior, usando-o as vezes como desculpa para não honrar seus compromissos. O homem que antes era endeusado por eles hoje mal é ouvido e está afastado das grandes decisões isso é facilmente percebido. A ingerência é tanta que se comenta que o 13º salário estaria ameaçado e dependendo de empréstimos ou subsídios, e a dois meses de definir quem serão os deputados ninguém sabe com quem o governo vai seguir, por não saberem quem vai ocupar o espaço deixado pelo querido Inocêncio Oliveira. Ou quem o ex vai apoiar.

Se está assim agora, como será na próxima eleição para prefeito? Imagina o quadro: Se o atual  procurar sua reeleição o ex não volta, se o ex voltar, o atual terá que admitir que não fez um bom governo, e pra formar uma chapa juntos teria que descartar o visse, que foi visto por muitos como o salvador da campanha seria uma extrema falta de respeito e bom senso, Caso aja um racha muita gente não sabe onde ficará, incluindo secretários e articuladores políticos. Tem gente que admite até três palanques, e como ficara o servidor publico sem poder expressar sua real intenção de voto por conta do seus empregos já que ninguém pode expressar opiniões contrarias ao governo sem sofrer represarias, como a que venho passando ou seja, será o jogo de quem tem mais moral.

Venturosa precisa de uma nova política, uma que vá além disso que estamos vendo. Uma que debata publicamente não só a saúde, mas a educação e outros temas com sua população. O governo tem de explicar suas ações, começando, por exemplo, a detalhar como gastou 5 milhões com a saúde. Na nota enviada pelo governo e publicada também neste blog como resposta a minha entrevista fiquei pasmo em ver como usam de serviços públicos que sempre existiram para se promover politicamente. Usar atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde – SUS aqui e nas cidades onde os pacientes são encaminhados e alegar para a população que gastam com isso é se aproveitar da falta de informação de alguns. Em relação aos psfs estes estabelecimentos funcionam com a verba que vem diretamente do governo federal para o programa de saúde da família onde se pagam os médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares, então essas consultas e esses procedimentos odontológicos que eles falam ter sido feitos 6.000, 4.949, 84, 4.000  são obrigação dos médicos e dentistas porque estão recebendo do governo pra isso não é por que a secretaria de saúde está pagando por esses procedimentos. Outros exames são  realizados com verbas de programas como Mãe Coruja e do Rede Cegonha  e tantos outros, também não trazem custos ao município já que os recursos são estaduais e federais. é ate perigoso para essa gestão divulgar esses números e fazer campanhas  com órgãos públicos em jornais,
  
Esse costume de fazer propaganda com recursos federais têm de acabar. A presidente Dilma sabendo que alguns prefeitos se aproveitam do governo federal foi ao programa do Ratinho e explicou que doou, ou seja deu de graça, máquinas para todos os municípios brasileiros para que os prefeitos pudessem fazer manutenção de estradas de terra, ampliação e limpeza de barragens. Foi Dilma que deu e o pessoal solta girândolas e arrumam mil e uma explicações para se aproveitar da inocência das pessoas. Creio que isso não está correto e que falta transparência de quem age dessa forma, do gestor aos seus subordinados de primeiro escalão.

O povo não quer mais ficar prisioneiro desse modelo e pouco a pouco tem mostrado sua insatisfação. Venturosa precisa de novas políticas e novas posturas. Perseguir os que pensam de forma diferente e tem coragem para colocar isso para o povo é o primeiro sinal de que algo está errado. É a política dos coronéis que insiste em querer vingar até nos dias de hoje e que tem de ser superada. Nas eleições passadas o debate foi evitado e se concentraram em espalhar boatos e fazer denúncias que não engrandeceram em nada a política municipal nem contemplou as necessidades do povo, Modelos que estão velhos demais. Eu gosto do debate, da conversa e vou continuar lutando para que Venturosa tenham melhores serviços de saúde. Não tenho medo de pressões ou represálias e não me intimido com críticas sem fundamentos.  Que os políticos dessa cidade aprendam a respeitar a inteligência do povo e lhes dê o que é seu por direito, porque ninguém merece ter de agendar doenças para o horário comercial.

Dr. Jonatas Heber




     style="display:inline-block;width:300px;height:250px"
     data-ad-client="ca-pub-5490889294662342"
     data-ad-slot="6548598202">

9 comentários:

  1. é parece que apareceu alguém com coragem para falar a verdade nessa cidade meus parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não devemos julgar ninguém. Mas se julgamos, é sempre bom vê se é uma pessoa que respeita a família: os pais e os irmãos, que são as pessoas onde se gerou com quem cresceu. Se desrespeita, acho que tem algo errado aí. É bom também fazer um julgamento analisando o que a pessoa faz de bom na sua cidade e para as pessoas com quem convive? Se é cumpridor de seus deveres? Se respeita o próximo? Obrigado por permitir o meu comentário.

      Excluir
    2. Nessa frase já tem a indução de um julgamento né querido? Venturosa velha que não muda toda vez que alguém da uma opinião o pessoal quer difamar e mexer na vida pessoal para dizer que quem eles defemdem são santos. Toda moeda tem dois lados e o assunto aqui é a política desse governo que é nojenta mesmo

      Excluir
    3. Faltou nível. Que pena, não me referia a isso.

      Excluir
    4. Não entendi nada da discução acima. O que vocês quiseram dizer?

      Excluir
  2. Respostas
    1. Alguém da escola postou um comentário falando mal do dr. Jonatas e depois apagou. Mas vou repetir o que tava aqui, dizia que ele não tinha ideologia política e que só tava falando em proveito próprio além de nao ser doutor pq não tinha doutorado. vc apagou só que eu li

      Excluir
  3. Ele deve ter sido mais um dos iludidos na campanha passada que acreditaram no que foi dito por eles e agora viu que o atual governo não está fazendo um bom trabalho. Todo mundo tem o direito de defender o que acredita e não ser dominado por um partido ou cego por suas cores. No Brasil temos o costume de chamar de doutor quem trabalha com saúde e eu não sei se Eudes tem douturado também só sei que o filho de Dr. Reginaldo tem coragem e que Venturosa precisa de gente assim.

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!