domingo, 20 de outubro de 2013

LULA DÁ ENTREVISTA AO EL PAÍS MAS O BRASIL SÓ VÊ A CRÍTICA QUE O EX-PRESIDENTE FAZ AO PT



A internet, essa fantástica ferramenta de informação e desinformação. Acompanhando sites e blogs brasileiros uma matéria saltou aos olhos: “Em entrevista a jornal espanhol, Lula critica o PT”. A fonte primária era a página do jornal o Globo. Já pelo título podemos pensar que “a casa caiu”, afinal, o ex-presidente e principal cabo eleitoral do PT estaria massacrando seu próprio partido num jornal Espanhol de projeção mundial. Mas a mão que agride é a mesma que afaga.

Procurei a matéria no próprio El país http://elpais.com/elpais/2013/10/18/eps/1382107992_999726.html , intitulada de “Las protestas en Brasil son sanas” (Os protestos no Brasil são saudáveis) a entrevista aborda a ação de Lula, sua atuação política, a crise europeia, os protestos no Brasil e a atuação da sua mídia.

Quem está acostumado com a perseguição que os jornais do Brasil engrenam contra Lula ficaria surpreso em ver como o repórter do El país o trata. Uma das perguntas foi feita nesse tom:

“Só uma coisa está dando voltas minha cabeça. Tanta universidade de prestígio para preparar líderes mundiais, tanto cérebro, tanto estudo, para que venha alguém como você, sem nenhum título, formado à golpes na rua e torna-se um ícone mundial quebrando recordes." Detalhe, a publicação não é petista!

Lula diz que as universidades não formam prefeitos, governadores e presidentes. Essa experiência se adquire com a relação que eles têm com as pessoas, com os grupos políticos que se está comprometido, com a capacidade de conviver democraticamente com a diversidade.

Sobre a situação da Espanha Lula criticou a forma como a política econômica vem sendo conduzida para salvar bancos sem se preocupar com os sacrifícios que as pessoas terão de fazer para cumprir as metas traçadas pelos técnicos que entendem de salvar bancos e não de gente.

Lula se recusa a apontar o nome de líderes que poderiam atuar diferente na União Europeia e justifica-se: “Não digo nomes porque seria uma falta de respeito por parte de um ex mandatário de um país, uma ingerência”.

O repórter espanhol não entende os protestos no Brasil: Um círculo virtuoso como esse e os jovens do Brasil não parecem satisfeitos. De quê protestam? Lula fala dos avanços sociais vivenciados no Brasil e diz que é normal que seu povo queira mais e afirma: “Temos que enaltecer a participação popular na política e não permitir que os jovens a reneguem a política, porque quando isso ocorre o que vem depois é o fascismo. Queremos que os jovens discutam abertamente para que entendam que fora dela (da política), não há outro caminho”.

Sobre o PT o jornalista detectou que Lula tem feito críticas construtivas ao partido.
Era um partido pequeno (o PT), que depois passou a ser grande e, como tal, foram aparecendo defeitos. Gente que dá muito valor ao Parlamento, outros aos cargos públicos”,  Esse foi o trecho de mais destaque em nossa mídia “independente” e “apartidária”.

Nossos jornalistas se esbaldaram com isso, e esquecem que “texto sem contexto é pretexto”!
Lula fez uma crítica necessária ao PT, afirmou que o crescimento e a chegada ao poder corrompe pessoas e traz indivíduos que não compactuam com a ideologia do partido. Criticou a postura da imprensa ‘que nunca falou bem dele” e que “condenou sumariamente” alguns dos companheiros acusados de corrupção e apontou que é necessário ao PT se renovar. Nada do tom apocalíptico difundido aqui no Brasil.

Ao terminar esse post reafirmo o lema deste blog: “não basta informar, é preciso refletir”

Emerson Luiz
Autor do blog Amo Venturosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!