sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MAIS DE DOIS MIL POLÍTICOS ELEITOS ANO PASSADO FORAM PEGOS RECEBENDO BOLSA FAMÍLIA


Até onde as "excelências" vão?

Um total de 2.168 políticos eleitos no ano passado e que assumiram cargos de prefeito e vereador no início do ano foram flagrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) como beneficiários do programa Bolsa Família, do governo federal, no primeiro semestre de 2013. Após detectar esses casos, o governo bloqueou o benefício de todos eles.

Considerada só a lista de eleitos, o cruzamento promovido a partir de fevereiro identificou, inicialmente, 2.272 pessoas (0,016% do total de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família). Do total, 10 constavam na lista de prefeitos eleitos, 41 na lista de vice-prefeitos eleitos e 2.221 como vereadores eleitos.

Pela primeira vez, o ministério fez o cruzamento da folha de pagamentos do programa de transferência de renda com a base de dados de uma eleição municipal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa verificação durou aproximadamente um semestre. Segundo a pasta, a iniciativa visava evitar que “políticos eleitos empossados estivessem na condição de beneficiários do Bolsa Família”.
Apesar de tentar vetar a prática, o governo reconhece que houve pagamentos a políticos com cargo eletivo no início do ano. Todos os 2,1 mil políticos flagrados pelo Ministério do Desenvolvimento Social foram obrigados a ressarcir os cofres públicos, conforme informações do ministério.
NOTAS DO BLOG
Mais que devolver o dinheiro recebido esses políticos deveriam ser condenados com a perca do mandato. Quando você pensa que já viu de tudo em termos de desvio de ética e falta de óleo de peroba para a cara de pau de muitos desses "representantes do povo" se depara com uma realidade dessas. Mas o maior culpado disso não é o eleito, é o eleitor! É o cidadão que põe um mau elemento desses para representá-lo e depois o re-elege. A qualidade dos eleitos depende em tudo da qualidade dos eleitores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!