quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Câmara Federal aprova proposta de novo sistema eleitoral e vai facilitar a vida dos pequenos coronéis!


QUEM INFORMA É MAGNO MARTINS

O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados criado para debater uma proposta de reforma política aprovou hoje (17), depois de longo debate e muitas divergências, um novo modelo de sistema eleitoral, chamado de distrital proporcional. Nele, os estados serão divididos em distritos e os deputados, eleitos proporcionalmente pelo número de votos do distrito.

Idealizado pelo deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), o modelo é derivado do sistema distrital, cujo voto é majoritário, ou seja, os mais votados dos distritos são eleitos, e do atual, em que os deputados são eleitos pelo voto nominal e proporcional, dependendo do partido ou coligação.

Segundo Pestada, a proposta, que ainda será submetida aos plenários da Câmara e do Senado, aproximará o deputado do eleitor e reduzirá os custos das campanhas. “Quanto mais se reduz o território, maior é o controle social e a participação da população”, disse o tucano.

Se aprovada pelo Congresso Nacional, a proposta também vai facilitar a vida dos políticos. Isso porque, em vez de percorrer todo o estado em busca de votos, ele ficará concentrado em seu distrito.

De acordo com o sistema aprovado hoje, o Estado de São Paulo, por exemplo, será divido em nove distritos; Minas Gerais, em sete; e o Rio de Janeiro, em seis. Pela proposta, Tocantins, Sergipe, Acre, Rio Grande do Norte e Rondônia terão apenas um distrito, e a divisão será definida pelo Tribunal Superior Eleitoral, conforme lei aprovada pelo Congresso Nacional.

NOTAS DO BLOG - Imagino isso na prática. Pernambuco dividido em distritos onde os partidos indiquem uma chapa a ser votada. Os velhos coronéis e os novinhos a ocupar cadeira cativa, representando interesses familiares e a não permitir que novas forças se organizem ou se mobilizem. Famílias políticas poderosas vão permitir que novas forças apareçam? O político eleito pelo distrito da capital vai se importar com as necessidades do interior? A reforma política, como tudo que as excelências propõe, beneficiará apenas os que detém benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!