quinta-feira, 31 de outubro de 2013

COISAS DA POLÍTICA VENTUROSENSE

CÂMARA DE VEREADORES

VEREADOR NICÁCIO ELOGIADO NAS REDES SOCIAIS. Na câmara o vereador Nicácio Florentino dos Santos tem sido elogiado pela homenagem póstuma feita ao senhor JÓ CAXIADO, pai da artista plástica Joelma Caxiado, através da proposição que denominou a Rua que dá acesso ao Cemitério da Saudade, na Vila Mutirão, RUA JOB CACHIADO DA SILVA(Jó Caxiado ). A lei foi aprovada por unanimidade. 

ERROU FEIO, ERROU RUDE. Quem apontou o erro foi o vereador João Henrique Bezerra Zacarias (PSB), ao fazer uso da tribuna. O neto de João Beliu apresentou cópia de um contrato que por algum erro foi impresso como que sendo celebrado  entre a Prefeitura Municipal da Pedra  e a empresa Locacev. O erro foi grosseiro porque quem assina o contrato é o prefeito de Venturosa, o senhor Ernandes Albuquerque. A falha provavelemte ocorreu no famoso control c + control v, ou seja, um contrato do município vizinho deve ter servido de modelo e o responsável pela digitação e adequação deve ter esquecido de substituir o nome de Pedra por Venturosa.

EX PREFEITO EUDES TENÓRIO PODE TER SUAS CONTAS REJEITADAS PELA CÂMARA DE VEREADORES. O legislativo municipal se prepara para julgar a Prestação de Contas do ex-Prefeito Eudes Tenório Cavalcanti referente ao ano de 2008. A recomendação do Tribunal de Contas é pela sua aprovação com ressalvas, mas os vereadores de oposição afirmam que nessa prestação de contas foram encontradas cerca de 16 irregularidades. Os vereadores estudam o documento e há uma grande tendencia que votem em bloco pela rejeição das contas. Caso isso ocorra o ex-prefeito pode se tornar inelegível ou enfrentar uma batalha judicial para concorrer numa próxima eleição.

Isso se dá porque no que diz respeito a essa atividade (gestão do orçamento), o Tribunal de Contas não tem competência para julgar um administrador, porque não se trata de gestão de contas/despesas, mas apenas de distribuição do orçamento. Por esse motivo, a Constituição Federal (art. 71) diz que o Tribunal de Contas apenas emite um Parecer Prévio a ser submetido à apreciação da Câmara Municipal. Cabe a estas Casas Legislativas, julgar, politicamente, o administrador em questão, no que diz respeito à gestão do orçamento. É essa decisão que vai gerar a inelegibilidade nesse assunto. Caso o regimento da Casa aponte que a aprovação se dá por dois terços dos votos nem mesmo o voto do presidente Adelson de Macêdo poderá salvar o ex-prefeito Eudes Tenório.

PUBLICIDADE OU AFRONTA Há reclamações de que o carro de som que faz publicidade para a prefeitura de Venturosa tem passado com o som acima do aceitável e quase que parando em frente a clínica Bioheber, de propriedade do Dr. Jonatas Heber para anunciar as "conquistas" do novo governo. Se isso ocorre, cabe perguntar: Esse carro está fazendo publicidade ou procurando provocar e tirar o sossego do proprietário da clínica pelas suas opiniões contrárias ao governo? Quem o conduz esquece que ali doentes estão sendo atendidos e passando por exames? Sei das boas intenções do prefeito Ernandes e de muitos que compõe o seu governo. Essa atitude não pode estar sendo incentivada por eles.

Um comentário:

  1. QUE EU SAIBA PROFESSOR ERMESON, RESPONDENDO AO VEREADOR JOÃO HENRIQUE, DESDE A ÉPOCA DE ALBINO VÁRIAS CONTAS FORAM APROVADA COM RESSALVA. DAÍ PARA DERRUBAR O PARECER DO TRIBUNAL DE CONTAS QUE APROVOU AS CONTAS DE DR. EUDES COM RESSALVA É QUE PRECISA DE DOIS TERÇO. SE AS CONTAS FOREM REJEITADAS É QUE PRECISA DE DOIS TERÇO PARA DERRUBAR O PARECER DO TRIBUNAL DE CONTA. QUEM ESTÁ ENVIANDO ESSE COMENTÁRIO É UMA PESSOA QUE O CONHECE MUITO E O POVO É QUEM JULGA. SEMPRE VOCÊ DÁ DIREITO AS RESPOSTA POR ISSO QUE EU O ADMIRO.

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!