quinta-feira, 17 de outubro de 2013

DIA DO MÉDICO - UMA HOMENAGEM AO DR. ITERBO GALINDO


Dr. Iterbo e sua amada esposa Tereza Rachel
O dia 18 de outubro é o dia do médico. A data foi escolhida por coincidir com o dia dedicado ao evangelista Lucas pelo mesmo ser médico. Ele que caminhou ao lado do médico dos médicos é uma figura ideal para representar aqueles que acolhem essa nobre profissão. Tão importante é o seu papel para sociedade que os gregos elaboraram o juramento de Hipócrates (tido como o pai da medicina) para aqueles que se comprometiam a exercer a medicina de forma honesta e digna.
Quero reproduzir o juramento utilizado em Portugal por sua beleza quase que poética, tendo este o mesmo significado do proferido aqui no Brasil:
“Prometo solenemente consagrar a minha vida ao serviço da Humanidade.
Darei aos meus Mestres o respeito e o reconhecimento que lhes são devidos.
Exercerei a minha arte com consciência e dignidade.
A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação.
Mesmo após a morte do doente respeitarei os segredos que me tiver confiado.
Manterei por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da profissão médica.
Os meus Colegas serão meus irmãos.
Não permitirei que considerações de religião, nacionalidade, raça, partido político, ou posição social se interponham entre o meu dever e o meu Doente.
Guardarei respeito absoluto pela Vida Humana desde o seu início, mesmo sob ameaça e não farei uso dos meus conhecimentos Médicos contra as leis da Humanidade.
Faço estas promessas solenemente, livremente e sob a minha honra.”
Não conheço outra pessoa que tenha traduzido isto de forma mais perfeita que o Dr. Iterbo José Galindo, de Venturosa. Natural de Pesqueira Dr. Iterbo chegou a nossa cidade como filho e hoje se tornou amigo, pai e irmão dos venturosenses. Aqui educou seus filhos e dedicou toda a sua vida ao bem-estar de todos que o procuraram.
Não importava a hora, a condição social, a cor, a religião ou o partido. Sempre atendeu a todos sem qualquer distinção. Tive a honra de crescer próximo a ele, a ver na prática exemplos de ética, moral e amor ao próximo que ele é capaz de dar sem dizer uma palavra. O gesto concreto de amor é mais poderoso que o discurso. Num país onde alguns médicos se encastelam em suas clínicas Dr. Iterbo sempre esteve de portas abertas! Somos capazes de quantificar quantas vidas ele salvou? Quantos tiveram seu sofrimento amenizado através de sua atuação? E o que acho mais bonito nesse grande homem é sua humildade. Ele não agiu em busca de riqueza, reconhecimento ou glória. Agiu de acordo com o seu grande coração.
Quisera eu que muitos dos jovens que hoje ingressam nas faculdades ou saem delas pudessem se espelhar em sua história, em seu compromisso com a vida humana e com o grande autor da vida que é Deus.
No dia do médico Venturosa tem de agradecer ao Senhor Deus pelo anjo que ele enviou para essa cidade, uma pessoa iluminada que terá sempre nossa eterna gratidão.
Pessoalmente tenho muito a agradecer ao Dr. Iterbo e muito mais a dizer que não pode ser expresso nesse blog, mas que ele sabe estar presente em meu coração.
Feliz Dia do médico! De todos os filhos e filhas de Venturosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!