É moda dedicar um dia para homenagear todas as profissões existentes, ou quase todas elas. Temos data para professores, padres, advogados, psicólogos, engenheiros, arquitetos, e tantas e tantas outras profissões. Saber do dia do prefeito foi para mim uma surpresa! Principalmente por não ver comendas, moções de aplausos, grandes festas ou fotos dos meus amigos políticos abraçados e sorridentes com seus respectivos prefeitos!
Devo dizer que ser prefeito é difícil. Eu nunca fui, mas acompanhei alguns de perto. Talvez quem melhor tenha sintetizado o dia a dia de um prefeito, da campanha à posse, tenha sido o poeta Jessier Quirino. Seria ainda mais hilário se não fosse tão verdadeiro. O prefeito é amado e odiado ao mesmo tempo por seus correligionários e opositores, não necessariamente nessa ordem.
Já vi prefeitos serem acusados de corrupção por pessoas ainda mais corruptas que eles. Também já vi tentarem corromper gente honesta, tudo em nome da "governabilidade". O povo nunca está satisfeito com seu prefeito, NUNCA. Se não faz é incompetente, se faz é criticado por não ter feito o suficiente. É sempre suspeito até quando é inocente, não pode mais frequentar lanchonetes, bares ou sentar no banco da praça porque vira o "resolve tudo" do povo! Em parte tem culpa no cartório, pois se não habituou o povo a isso foi eleito sem mover uma vírgula para modificar o sistema.
A outra parte da culpa é nossa enquanto povo. Temos de corrigir nossa mentalidade de "afilhados" dos políticos. Não é obrigação do prefeito pagar conta de luz, ajudar no aluguel, distribuir medicamentos, ofertar cestas básicas, presentear com empregos, dar ordens para água, materiais de construção, liberar ônibus para passeios ou qualquer coisa desse tipo. Quando ele não o faz, "coitado". É ruim, "fraco", "não atende o povo", "não faz nada pela gente" e esse tipo de coisa.
Muitas vezes sou crítico das excelências, mas como é o dia deles, vou puxar a brasa para a nossa sardinha, nós, os meros mortais, o povo. É o povo que se deixa corromper e age como agente corruptor, o povo que não liga para propostas, para projetos executados e boas gestões. É o povo que os escolhe para padrinhos de seus filhos por poderem mediar certas facilidades e é o povo que apoia seus atos quando se sentem beneficiados pelo sistema. Então há como reclamar? Tem como cobrar se você está disposto a fazer igual ou pior?
Hoje é o dia do prefeito. Vale a pena pensar se você tem motivos para comemorar. E lembre: o prefeito de sua cidade foi eleito por você!
Emerson Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!