domingo, 11 de agosto de 2013

REFLEXÃO DE DOMINGO - Não sabemos nem o dia nem a hora



O Evangelho meditado hoje é o de Lucas (Lc 12, 32-48). Nele, Jesus nos diz primeiro que o medo não nos pode dominar, porque foi do agrado de Deus nos conceder as chaves do Reino. O ser humano foi resgatado na pessoa de Jesus e passou a fazer parte do Reino de Deus e isso implica em mudança, em uma grande transformação. A economia da salvação nos impele a ter posturas diferentes diante do mundo em que vivemos. Uma das ações provocadas pelo encontro com Jesus é o desapego das coisas materiais, "vendei vossos bens e dai esmolas", "juntai um tesouro nos céus" e lembremos de que "onde está teu tesouro estará ali teu coração".

Nosso tesouro é possuir as chaves do Reino. Mas essa posse está vinculada a nossa postura diante do que Deus espera de nós. É necessário estarmos preparados para o encontro com Ele. Jesus conta-nos uma parábola sobre os operários que esperaram o seu Senhor, fazendo sua vontade mesmo em sua ausência. Quando este retorna se alegra e serve seu empregados, feliz por encontrá-los vigilantes e fazendo o que era de sua vontade. Mas se esse Senhor retorna e encontra o seu administrador bebendo e sendo injusto com seus empregados por julgar que seu retorno seria demorado ele o tratará de forma severa e este administrador será muito castigado.

Nós somos os administradores eleitos por Jesus e é necessário que pensemos com cuidado sobre isso. Como estamos administrando o que ele nos confiou? O planeta sente as dores por nosso descuido, sofre por nossa ganância e milhões de seres humanos, filhos e filhas de Deus, padecem sem água, comida, moradia e condições mínimas de sobrevivência enquanto planejamos viagens de férias ou a compra de um carro novo. Onde está o nosso tesouro? Em quê depositamos nossa confiança?

Como tratamos nossos amigos e familiares? Como se sentem esposos e esposas? São tratados como pérolas ou como servos que devem apenas obedecer aos mandos e desmandos de um administrador injusto? A medida que se usa para julgar os atos dos outros e condenar seus erros é a mesma que usamos para avaliar nossos próprios atos? Somos todos chamados a, em Jesus, nos tornarmos novos homens e mulheres, a conhecermos a verdadeira felicidade e nos alegrarmos com a Boa Nova do Reino de Deus. Do encontro pessoal com o Cristo, o filho do Deus Vivo, encontramos também a esse pai amoroso e misericordioso e nenhuma experiência de vida se iguala à plenitude do encontro com Deus. É esse encontro que nos permite vencer o mundo! Que sejamos servos atentos e que em tudo possamos fazer a vontade do Nosso Senhor!

Um ótimo domingo e que Deus nos abençoe a todos.

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!