sábado, 24 de agosto de 2013

MÁSCARAS, PROTESTOS E POLÍCIA. NÃO DÁ RIMA MAS DÁ HISTÓRIA.



O JORNAL DO COMMERCIO noticia hoje o depoimento de um ladrão de motos que atende pelo nome de Felipe Pereira da Silva e que confessou à polícia ter recebido dinheiro para participar das depredações que ocorreram nas manifestações organizadas pela Frente do Transporte Público em Recife, capital do estado.

Relata a matéria:

Filipe Pereira da Silva, 20 anos, foi detido nesta sexta-feira (23), na Zona Oeste de Recife, durante operação de combate ao roubo de motos. Ele foi pego por policiais na hora em que tentava levar uma cinquentinha.
Durante o depoimento, após ser apertado sobre roubos na quarta, o assaltante informou que não poderia ter participado das investidas porque havia se deslocado para realizar assaltos no Centro.
Em entrevista à imprensa na Delegacia do Cordeiro, Filipe comentou que, no local, encontrou um "homem alto, magro, de voz fina, com sotaque de fora, mascarado, com uma bolsa cheia de bombas, distribuindo dinheiro". Ele disse ainda que estava ao lado dos dois rapazes que atearam fogo no ônibus.


Não é de hoje que alerto para os interesses políticos por trás dos protestos. Eles começaram de forma válida e legítima, mas rapidamente foram usados como instrumento político pelos nossos meios de comunicação e por partidos de direita que infiltram pessoas para realizarem quebra- quebra e incitar o ódio na população. Também já foram noticiadas a formação de grupos de vândalos que se aproveitam dos protestos para destruir patrimônio público e privado e promover saques em lojas. 

Daí se entende porque em Pernambuco a SDS pretende deter quem participar de protestos usando máscaras e artefatos explosivos. Ora, o interior promoveu vários atos sem o uso da violência ou o enfrentamento com policiais. Cito aqui os belíssimos exemplos de Arcoverde e Garanhuns, que realizaram seus atos sem o registro de qualquer crime, depredação ou ato de violência.

Mas fica a pergunta: para que as máscaras se só querem exigir o que lhes é de direito?

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!