domingo, 4 de agosto de 2013

O perigo de juntar tesouros para si mesmo - Reflexão de Domingo



O livro do Eclesiastes já nos adverte "que tudo é vaidade" (Ecl 1,2), e o Evangelho meditado e vivenciado  hoje (Lc 12, 13-21) vem nos advertir sobre os perigos gerados pela vaidade e pela ânsia de acumular riquezas materiais em detrimento dos tesouros espirituais.

O Evangelista nos introduz numa cena onde um homem pede para que Jesus ordene que seu irmão divida com ele a herança deixada pelo pai. Jesus deixa claro que não é ele o encarregado de ser juiz entre os irmãos e dividir seus bens. O Filho de Davi apontava para um novo modelo de convivência humana, para a construção de uma sociedade diferente, onde todos prezam pelo amor e pela justiça. Uma sociedade onde o interior precede o exterior, a advertiu a todos sobre os perigos da ganância, que certamente havia motivado a rixa entre aqueles irmãos.

Conta-nos Jesus que um homem rico lucrou tanto com uma colheita que não tinha onde guardá-la, pois seu número excedia a capacidade dos seus celeiros e isso o inquietava. Resolveu que iria derrubar os celeiros e construir outros maiores e, então, poderia dizer a si mesmo que tinha acumulado bens para viver com tranquilidade por muitos anos. Mas naquela mesma noite, diz Jesus, iriam pedir de volta sua vida! O que ele de fato lucrou?

Ele levaria alguma riqueza com ele? Seus empregados continuariam a servi-lo depois que ele partisse? Os que antes o bajulavam continuariam a fazê-lo? Ele na verdade não teria lucrado nada! E tudo isso porque se dedicou primeiro a juntar riquezas materiais e não se preocupou com o homem interior, o homem novo e renascido no amor de Deus.

A ganância é um sentimento que faz o ser humano desejar para si tudo que admira. Um desejo excessivo direcionado à riqueza material e nos dias de hoje ao dinheiro e ao poder que ele possibilita. A ganância caminha da mãos dadas com a vaidade, que é o desejo de ser admirado pelos outros. E em busca de dinheiro, poder e fama muitos se perdem. São capazes de tudo para atingir seus objetivos e podem até ser capazes de manipular e destruir pessoas para alcançarem seus objetivos. 

O mundo de hoje produziu corações vazios que buscam de todas as formas serem admirados. Valoriza a riqueza e o progresso financeiro e colocam o dinheiro no lugar de Deus. Sistemas baseados no enriquecimento de indivíduos produziram bilhões de doentes, desabrigados e famintos. A ganância do homem perverteu a obra de criação e tem acabado com nossas águas, envenenado nossos solos e erradicado nossas esperanças. Somos filhos da vaidade e vítimas da ganância e sozinhos iremos apenas reproduzir esse círculo vicioso.

No encontro de Jesus todos seremos transformados. As escamas dos nossos olhos cairão e nosso coração será renovado, assim como nossa mente. Esse nascer de novo é a marca de uma ruptura com o modelo antigo da competição, do ódio e do desejo excessivo para um novo modo de sentir, pensar e se relacionar. É o nascer do Espírito, que transforma a todos nós em novas pessoas, conscientes de nosso papel como filhos e filhas de Deus. Como tão bem expressou o cancioneiro popular 

O desespero
No olhar de uma criança
A humanidade
Fecha os olhos pra não ver
televisão de fantasia e violência,
aumenta o crime
Cresce a fome e o poder

Boi com sede bebe lama
Barriga seca não dá sono
Eu não sou dono do mundo
Mas tenho culpa, porque sou
Filho do dono

No encontro com Cristo somos chamados a construir um mundo novo, juntando tesouros nos céus. E para isso é necessário que nos convertamos dia após dia, deixando que seja Jesus a nos conduzir em nossas vidas, rumo ao Reino, rumo a vida eterna.

Um ótimo domingo e que Deus nos abençoe e permaneça conosco!

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!