domingo, 25 de agosto de 2013

REFLEXÃO DE DOMINGO - É VERDADE QUE ´POUCOS SE SALVAM?



O EVANGELHO VIVENCIADO HOJE Lc 13,22-30 nos mostra a passagem de Jesus por várias cidades enquanto se dirigia até Jerusalém. Enquanto percorria seu caminho ele ensinava as pessoas sobre o Reino de Deus. Então, em um desses momentos alguém lhe perguntou:  “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”(Lc 12, 23) Sinta que inquietação! As palavras de Jesus penetraram fundo naquele coração. O autor dessa pergunta percebeu que seu modo de vida, e na verdade o de muitas pessoas, vão em sentido oposto aquilo que foi ensinado por Jesus. Ao indagar Jesus ele reconhece sua autoridade e quer ser instruído pela única pessoa que poderia responder com verdade e autoridade.

Jesus adverte que é necessário entrar pela porta estreita e que muitos tentarão entrar e não conseguirão! (Lc 13,24) 

Jesus ensinou a misericórdia e o perdão, condenou a mentira, a opressão e todas as formas de injustiça. Mostrou que o que agrada a Deus é um coração contrito e que os adoradores que o Pai procura são aqueles que o adorem em Espírito e em verdade. Nos mostrou que devemos amar o próximo como a nós mesmos, sem se importar com as diferenças porque Deus ama a todos de forma incondicional e que tal como o Samaritano fez com o viajante na estrada, devemos acolher a todos com esse amor.

Mas o modelo de sociedade em que vivemos nos aponta um caminho oposto! As pessoas perseguem o lucro e o enriquecimento, são infiéis, invejosas, perseguidoras e insensíveis. Apoiam projetos que não são os de Deus, se negam a ajudar os necessitados e em seus relacionamentos pessoais há pouco espaço para o amor sincero e para o perdão.

Não se trata de ir a Igreja ou não, porque há muitos que não sobem aos púlpitos ou não pagam o dízimo pontualmente ou integralmente e vivem com retidão e santidade. Há tantos com uma fé semelhante a do centurião romano que afirmam ao Senhor: "basta tua palavra e meu servo será salvo"!

E da mesma forma existem tantos lobos travestidos de ovelhas, pessoas que lotam templos em busca de dinheiro e não do conhecimento do amor de Deus, que são rápidas em julgar e condenar os outros mas incapazes de refletir sobre as próprias atitudes, que deixam passar o boi para eles e se engasgam com o pelo na garganta do outro. Fariseus modernos! Estes que pulam do barco ao primeiro descontentamento e não buscam a renovação que vem do alto mas apenas um local para se sentirem especiais.

O julgamento de Deus é superior ao nosso porque Ele julga com verdade e justiça e nos enxerga como somos e não como queremos aparentar ser. A fé transforma nosso coração e nossas atitudes. É por isso que no encontro celestial descrito por Jesus  e narrado por Mateus (Cap. 25) presenciaremos a seguinte cena:

(O REI DIRÁ AOS ESCOLHIDOS) necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'.
37 "Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
38 Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?
39 Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?'
40 "O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'.

Que seja Jesus a nos guiar nesse caminho e a nos ensinar a entrar sempre pela porta estreita. A salvação pode parecer impossível para nós, mas em Deus nada é impossível, nada!

Um ótimo domingo e que Deus esteja sempre conosco e ilumine a todos e em todos os lugares.

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!