quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PROFESSOR: PROFISSÃO AMEAÇADA DE EXTINÇÃO



Ainda me recuperando de uma pequena cirurgia observo uma rotina pela parte da manhã. Higienização, troca de curativos, café da manhã e um giro pelos blogs regionais. O blog Venturosa360 publicou uma postagem interessante. A Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA tem dificuldade para fechar as turmas de licenciatura plena, os cursos para formação de professores. Para se ter ideia são ofertadas 50 vagas para cada um dos cursos e somente o de Matemática alcançou esse patamar de matrículas. Letras teve apenas 15 aprovados, Geografia 18 e História 26. 

Não se trata apenas de um problema estrutural. A questão é mais complexa e reflete o cenário da educação no país. Ninguém quer abraçar a carreira docente. Com a política de interiorização do Ensino Superior iniciada no governo Lula e que gerou ecos positivos no governo de Eduardo Campos, os jovens de baixa renda não precisam mais se descolar as capitais para estudar. O ENEM e o ProUni geram incentivos para que filhos de pedreiros, trabalhadores rurais e domésticas possam cursar Medicina, Direito, Engenharia, Ciências da Computação, Agronomia, Enfermagem e etc. Cursos que eram dominados pelos filhos da elite e que agora são a porta para ascensão social de milhões de estudantes no país.  

O Brasil sempre idolatrou um bacharel. É uma marca que permanece em nossa sociedade, assim como o descaso histórico sobre a educação. Baixo salário - médicos, advogados e engenheiros fazem facilmente mais de R$ 6.000,00 mensais enquanto um professor dando aula em duas escolas, trabalhando entre 10 e 12 horas diárias chega a pouco mais de R$ 2.500,00, tendo pós graduação e sofrendo com péssimas estruturas, alunos desmotivados e beneficiados com um sistema conivente com sua apatia, família que encaram a escola como um depósito de crianças e a total falta de respeito pelo profissional da educação.

Mais uma vez políticos amadores e profissionais irão repetir sua pedra de toque, prometer que vão investir no setor ou que antes deles nada funcionava e que passou a melhorar depois que estes nos brindaram com sua sabedoria, seu bom coração, seu pulso firme e nobre capacidade de liderar e gerir. Tudo balela! História para boi dormir.

Entrevistem professores, visitem escolas, conversem com alunos, tenham coragem de ir além do que essa imprensa comprada noticia e vejam como está a educação do seu município, do seu estado e do seu pais. Podem fazer um teste prático aqui mesmo: Desafie-se a transpor a muralha e ver o que existe além do óbvio insofismável acendido nas incautas mentes forjadas sob a tutela desses alienantes instrumentos a serviço das argentárias gentes desse país que de forma alguma apetecem sua mudança. Entendeu? 

A educação é o bem mais precioso de uma nação. Um povo educado cultiva a honestidade e a ética, cobra de seus governantes, promove mudanças e não é manipulado. Então Desafie-se a ir além das muralhas e ver que existe algo além do que é evidente colocado nas mentes despreocupadas que foram educadas pela mídia alienante desse país. Uma mídia a serviço dessa elite rica e que não querem que esse país mude de jeito nenhum! Ou lutamos pela melhoria da educação QUE INCLUI A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR OU NUM FUTURO PRÓXIMO FICAREMOS SEM ELES.

Emerson Luiz


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!