domingo, 18 de agosto de 2013

REFLEXÃO DE DOMINGO - NA SIMPLICIDADE DIZER SIM A DEUS



O Evangelho de hoje narra a visita de Maria a sua prima Isabel. (Lc 1,39-56)

Na data em que a Igreja celebra a Assunção de Maria, somos convidados a meditar sobre o seu papel no plano salvífico da Deus. Não seria exagero afirmar que Maria foi a primeira crente, a que primeiro acreditou na salvação instituída por Jesus. Ela, que na mais tenra juventude disse "sim" ao plano de Deus em sua vida e na realização desse plano, todos alcançamos a salvação em seu Filho. Muitos católicos por compreenderem esse mistério, da jovem virgem que concebeu o Filho de Deus que era Deus feito homem a chamam de Mãe do Filho de Deus.

Maria foi aquela que educou Jesus, que junto com José o ensinou a andar, a proferir as primeiras palavras,. que o inseriu na vida da comunidade e permaneceu ao seu lado até a cruz. Maria nos ensina a humildade e a confiança que devemos depositar em Deus ao seguir sua palavra. Ela disse sim sem pensar no que lhe poderia acontecer, na reação do seu noivo, em como a comunidade machista e preconceituosa iria tratá-la. Deus que é o Senhor de todas as coisas haveria de providenciar tudo!

Maria também mostra o verdadeiro papel dos discípulos. Apontar para Jesus e ensinar que "é preciso fazer tudo o que ele vos disser". Na visita à casa de Isabel ela nos mostra que o discípulo é missionário, e antes de tudo, deve se colocar a serviço!

E quando entra na casa, Isabel fica repleta do Espírito Santo porque onde Maria vai leva consigo Jesus. Maria entoa para nós o canto integral da libertação, para que em Jesus, sejamos livres e também libertadores:

46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.

Que Maria nos aponte seu filho, que ela nos visite e o traga à nossa casa e que seja Ele a nos fazer tudo em todas as coisas.

Um ótimo Domingo e que Deus esteja sempre conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!