sábado, 31 de agosto de 2013

“O Papa que veio do fim do Mundo” - Texto do Pe. Fábio Pereira dos Santos

            

            
            Naquela tarde de 13 de março de 2013 estava em atitude de orante expectativa pela fumaça branca da chaminé da Capela Sistina.  De repente ela apareceu: Habemus Papam! Entre a fumaça branca e o anúncio do Papa muitos pensamentos passaram em minha cabeça: quem será? De onde vem? O que pensa? Não importa é o sucessor de Pedro.

            Finalmente o Cardeal Frances Jean Louis Pierre Tauran faz o esperado anúncio:Annuntio vobis gaudium magnum, Habemus Papam, Eminentissimum ac reverendissimum Dominum, Dominum Georgium Marium Sanctæ Romanæ Ecclesiæ Cardinalem Bergoglio Qui sibi nomen imposuit Francisco" (Anuncio-vos uma grande alegria: temos o Papa! Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor, Senhor Jorge Mario Cardeal Bergoglio, da Santa Igreja Romana, O qual se impôs o nome de Francisco).

            Meu Deus, um argentino? Ninguém Merece! Passado o susto, o Papa Francisco aparece e de repente vejo resplandecer na sua figura o Papa João XXIII, o Papa bom. A sua simplicidade e o seu sorriso lembrou de imediato o Papa João Paulo I, o Papa do sorriso que iluminou a Igreja no curto período de 33 dias. Nesta hora elevei a Deus um Louvor repleto de alegria e esperança: “um grande profeta surgiu entre nós: Deus visitou o seu povo” (Lc 7,16).

            As primeiras palavras do Papa de imediato tocaram os corações tanto dos mais religiosos quanto dos menos interessados em assuntos e vida de Igreja. É inesquecível: “peço que rezem ao Senhor para que me abençoe: a oração do povo, pedindo a bênção do seu bispo”; “Vocês sabem que o dever de um conclave é dar um bispo a Roma. Parece que os meus irmãos cardeais foram buscar-me quase até ao fim do mundo. Mas aqui estamos. Agradeço a vossa hospitalidade. A comunidade diocesana de Roma já tem o seu bispo. Obrigado”.

            Neste primeiro momento notamos que o Papa traz de volta o conceito já meio esquecido de que antes de  ser o Papa da Igreja  Católica no mundo inteiro, ele é o Bispo da Igreja de Roma aquela que preside na caridade e na comunhão as outras Igrejas. Por isso é o Papa. Ao mesmo tempo em que pede aos seus diocesanos que rezem por ele. É o relacionamento esponsal e paternal entre o Bispo e o povo, entre o Pastor e as Ovelhas.

            Tanto nas audiências, homilias e visitas como a do Brasil na Jornada Mundial da Juventude vemos que o Papa Francisco tem muito a dizer neste tempo avançado da História. Para entender o Papa é importante olharmos a Biografia e a espiritualidade de Francisco de Assis, João XXIII, João Paulo I e Dom Helder Câmara. Ah Helder! Se estivesses aqui com certeza abririas o braço, naquele jeito característico, e dirias: “Deus é Pai! Vela Por nós”! Com certeza apresentarias o Pacto das Catacumbas ao Papa e estarias com ele naquela oração comovente a nossa Negra Mariama, Senhora Aparecida. Imagino como seria a tua conversa com o Padre José.

           Mas lá do Céu onde estás, chama o Papa João XXIII, João Paulo I e São Francisco e soprem ao ouvido do Papa Francisco aqueles sonhos que vocês tiveram e que o Espírito Santo com certeza também colocou no coração dele.

            Rezemos pelo Papa. Sejamos a ele obedientes. Sigamos a suas Palavras e Ensinamentos. Chegou a hora. Teremos “Um Novo Amanhecer na Igreja”.            

Padre Fábio Pereira dos Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!