domingo, 9 de fevereiro de 2014

Reflexão de Domingo - Sal da terra e luz do mundo, somos chamados à justiça



No Evangelho deste Domingo (Mt 5,13-16) o Senhor nos exorta a sermos sal da terra e luz do mundo. Somos chamados a viver de acordo com os ideais apresentados por Jesus, seguir de forma concreta os seus ensinamentos. A ética e a moral ensinadas por Jesus podem ser resumidas em uma frase: "Amai ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, toda a tua força e toda tua alma e ao teu próximo como a ti mesmo". Quem ama a Deus com tudo que pode se esforça para viver na lei do seu amor, lutando contra o pecado e tentando superar os instintos que podem nos afastar da sua graça, mas não é só isso, procura ser presença de Deus na vida dos outros.

Quem ama o próximo como a si mesmo desenvolve um senso moral que não o permite apoiar casos como o que assistimos essa semana, onde um jovem foi espancado, deixado nu e amarrado em um poste. Aquele que se converteu em nova criatura, tornou-se Filho de Deus, procura nutrir os mesmo pensamentos e sentimentos de Jesus e, por isso, imitar as suas atitudes. Ainda nesse exemplo, se o jovem cometeu algum crime, deveria ser levado a justiça, não julgado de forma arbitrária e violenta por seus pares. Sim, seus pares, seus semelhantes, que podem não cometer as mesmas transgressões de que o acusaram, mas com certeza são falhos e limitados em muitos setores.

Deus nos chama a sermos sal e luz. Nossa sociedade caminha perdendo o seu sabor, e se o sal perde o sabor, para quê serve? Muitos já não se indignam com as injustiças, encaram com normalidade excessos de força, corrupção, opressão contra pobres e a marginalização das pessoas. A revolta que muitos expressam só ganha força quando se sentem lesados financeiramente e sua resposta, antes de ser um convite para rever leis ou debater questões cruciais para a sociedade, se traduz em atos de violência e vandalismo. Caminhamos num caminho oposto aquele que dizemos acreditar.

Ninguém coloca uma luz debaixo da mesa, colocamos em cima, para que toda a casa seja iluminada. Onde está a nossa luz? Com que intensidade tem brilhado?

O profeta Isaías falava ao povo de Israel como fala a nós hoje:

"Assim diz o Senhor: 7Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá.

9Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”. Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia" (Is 58,7-10).
Que o Senhor Deus nos conceda a graça da conversão e que possamos ser sal e luz. Que nossa luz seja o reflexo da luz que recebemos do alto, do próprio Jesus.
Um domingo abençoado e que Deus permaneça sempre conosco!
Emerson Luiz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!