segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Em carta aberta, Diretora de Cultura de Venturosa convida a todos a participarem de eventos artísticos e culturais promovidos no município

CARTA ABERTA AOS VENTUROSENSES

A cultura é a riqueza do nosso povo




Iraneide Alexandre nos preparativos da I Venturart
Em uma sociedade, de modo geral, caracterizada por tantos problemas sociais, diversas são as ações realizadas para promoção da cidadania. É comum, hoje em dia, diversas manifestações culturais brasileiras preconizarem o exercício da cidadania e disseminarem valores que lutam contra os problemas do nosso país. Tais manifestações não só trabalham com a música e dança, mas também com a filosofia que discute e promove a reflexão do mundo em que vivemos. Refletir é construir possibilidades de mudança. É a ação que nos faz donos da nossa trajetória social. Em outras palavras, a concepção artística e cultural de Venturosa é um  dos elos fortes da corrente formada por essa gestão.

Nesse contexto, a maior riqueza de Venturosa é a sabedoria do nosso povo. E é essa riqueza que valorizamos por entender que o exercício da cidadania também perpassa pela criação e recriação do ser e fazer social.

Primeira Conferência de Cultura
Assim, oferecer meios de exercer a cidadania através da autonomia de pensamento e da concepção artístico-cultural é o aspecto primordial dos direitos do cidadão. Nesse sentido, viabilizar propostas de valorização aos artistas e suas múltiplas linguagens a fim de fazê-los donos do seu espaço social, político, cultural e artístico é o foco dos nossos mais urgentes objetivos.

Diante desse fato, nasce o interesse em viabilizar o espaço e a arte venturosense considerando ser esta mais uma iniciativa que objetiva oferecer oportunidades  apropriadas à arte e, por conseguinte ao artista e a divulgação da cultura local.

Nesse sentido, convocamos os venturosenses ao engajamento na divulgação da riqueza que constitui o nosso maior patrimônio: nossa cultura. Desse modo, convidamos todos os cidadãos a juntarem-se a nós a fim de somarmos força na luta pela consciência da necessidade do povo venturosense expor suas raízes culturais. Não obstante, em face à produção e valorização da arte local, só podemos afirmar que a história de nossa gente também será contada a partir dos artefatos que registram as nossas singularidades.

O apelo que fica é que esta é a hora de fazer Venturosa crescer em todos os aspectos e só é possível crescimento social quando o povo é participativo e atuante. Contamos com todos os venturosenses nos próximos eventos e celebrações culturais.

SAUDAÇÕES CULTURAIS,

IRANEIDE ALEXANDRE


VENTUROSA, BOM MESMO É VIVER AQUI!

Obs. Imagens fornecidas pela autora do artigo.


Cultura livre na feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!