domingo, 16 de fevereiro de 2014

Não se deve ser injusto. "Estamos sentindo falta de Donizete", diz o amigo.

Donizete Zacarias

Um amigo fez uma observação interessante: "Estou sentindo falta de Donizete nos eventos".

Conversávamos por telefone sobre futebol, protestos, black blocs e política, quando ele disse isso.

A crítica foi feita numa tempestade de fotos que invade a rede social. É válido que se queira divulgar as ações ou participações das lideranças do grupo, afinal, um dos lemas da política é: "falem bem ou mal, mas falem de mim". O que se observou é que há um esquecimento quase que proposital do amigo Donizete Zacarias.

Donizete é uma figura carismática. Manteve a oposição unida quando disputou uma eleição contra um gigante da política venturosense, o ex-prefeito Eudes Tenório Cavalcante. Ali já mostrava sua coragem, afinal, outras lideranças se esquivaram do embate por considerarem como a certa a derrota naquele pleito. Donizete foi um Davi que enfrentou um Golias de popularidade e aprovação. Não havia como vencer e ele sabia disso, mas também sabia que numa democracia todos tem o direito de apresentar o seu projeto.

Quatro anos depois Donizete seria o candidato natural do partido. Em sua humildade e querendo somar forças para tornar o partido vermelho mais competitivo, aceitou a aliança com o empresário José Lemos de Vasconcelos e mais que isso, aceitou ser o vice na chapa. Só um homem que coloca o grupo acima de suas ambições é capaz de tal sacrifício! O resultado foi que o partido conseguiu 42,7% dos votos, um derrota por 7,3%, quando os institutos previam cerca de 13%. 

Lemos aparece hoje como candidato natural numa próxima eleição. Alguns falam da existência de pesquisas que comprovam que o partido mantém 40% dos votos do município. O sacrifício de Donizete Zacarias produziu frutos, mas onde está o reconhecimento que deveria ser dado a ele? Por quê não o convidam para eventos, visitas e reuniões? Na política não se deve ser injusto com os aliados, se eles resolverem cruzar os braços o resultado pode ser catastrófico. Os menos partidários muitas vezes migram da oposição para situação. Claro que Donizete não fará isso, mas nunca se esqueçam daqueles que o admiram e só entram numa campanha por conta dele.

Foi mais ou menos isso que o amigo me expôs.

Ele é um sábio.

8 comentários:

  1. É ISSO MESMO PROFESSOR. ESTÃO ESCANTEANDO DONIZETE E ISSO É VERGONHOSO.

    ResponderExcluir
  2. O partido tem que ter respeito por Donizete e sua família pois ele enfrentou a luta quando ninguém quis. Agora fica só querendo dar destaque a outros e não valoriza a pessoa de bem que Donizete é.

    ResponderExcluir
  3. Sou eleitor do Partido Vermelho e concordo com o que foi dito neste blog. O partido para crescer forte deve permanecer unido e não se deve desprezar as lideranças que sempre foram fiéis e Donizete é uma delas. Lemos ajudou o Vermelho mas se não fosse Donizete isso não tinha acontecido então vamos reconhecer que ele é importante e também convidar ele para se reunir com os deputados e visitar os seus eleitores. Muita gente só votou em Lemos por causa de Donizete e isso é um fato.

    ResponderExcluir
  4. Donizete é o melhor candidato do partido vermelho, porque enquanto os outros se escondem ele conversa e recebe as pessoas. Se tivesse a condição de Lemos e Ranulfo, tenho certeza que fazia muito mais pelo povo.

    ResponderExcluir
  5. Vermelhão

    Você erra em seus argumentos por considerar que o povo deve votar por uma ajuda em dinheiro. Condição econômica não quer dizer nada. Ranulfo é uma das maiores lideranças desse partido e poderia muito bem tentar compor a chapa se fosse do seu interesse. Era jovem demais quando foi vice-prefeito e hoje é um homem feito e bem mais experiente. Donizete é outra liderança que deve ser respeitada. Acho que seu Lemos está sendo é muito mau assessorado. SÓ ACHO.

    ResponderExcluir
  6. É lamentável o que estão fazendo com Donizete, uma pessoa de uma simplescidade incomparável, um Homem de carater e de uma corgem jamais vista, quando o partido vermelho, era tido como derrotado nas eleições municipais, foi em Donizete que se encontrou uma liderança politica, na quele momento para a disputar as eleições rumo a prefeitura municipal.
    Eu recomendo, a partir desse momento, vcs da culpúla vermelho que leve o Homem aos eventos, que apresente ele aos deputados ele merece o nosso respeito ele merece o respeito de vcs!

    ResponderExcluir
  7. A política estar assim mesmo os que nunca fizeram nada querendo tomar o lugar de quem sempre fez

    ResponderExcluir
  8. No partido verde e amarelo sabemos que Ernandes vai disputar a reeleição que esta no seu direito e que depois Dr. Eudes voltará porque é um partido organizado e tem comando firme. E no vermelho? Toda vez é essa história e só querem fazer política de quatro em quatro anos igual Cururu em trovoada.

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!