segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

SOBRE A APROVAÇÃO OU NÃO DE COMENTÁRIOS

Primeiro quero agradecer a todos que visitam esse blog, ele só é o que é por conta de vocês. Sei que muitos nem sempre concordam com tudo o que é exposto (graças a Deus, é sinal que todos pensamos e somos livres para ter nossas próprias opiniões), mas respeitam o esforço que tenho para levar informação, sempre de forma direta e transparente.

Mas vou ter que usar desse espaço para responder um comentário anônimo que nem chegou a ser publicado. O motivo? Para que todos entendam como ocorre a moderação de comentários no blog. Cada um é livre para expressar o que quiser, desde que assuma a responsabilidade de suas palavras. Sempre que um comentário questionar a moral ou a dignidade de alguém, ou até mesmo sua capacidade profissional, atinge de forma negativa a pessoa citada. 

As críticas feitas por este blog sempre se referem a projetos, ideias e ações, não as pessoas em si. É uma coisa que aprendi em casa e que levo comigo para onde vou: "Pessoas grandes debatem ideias, jamais pessoas". 

Então, caso algum leitor queira fazer uma crítica mais contundente, citando diretamente o nome de pessoas, no espaço reservado para os comentários selecione a opção comentar com uma conta google, essa conta revela seu e-mail real e a máquina de onde o comentário partiu, permitindo a quem se sinta ofendido por seu comentário responder aquilo que é dito sobre ele. Esse tipo de comentário não sofre qualquer moderação por parte do blog.

O blog do Magno Martins é uma referência nesse sentido. Mesmo com o usuário fornecendo nome completo, e-mail e cpf o comentário ainda é examinado. O mesmo ocorre com os blogs de muitos jornalistas, escritores e pensadores livres. 

Os comentários anônimos (que não permitem a identificação de quem comenta nem o local de onde a mensagem partiu) sempre estarão sujeitos a moderação e é claro que quem teve um comentário "retido" não vai gostar, eu entendo. Só não vamos questionar a credibilidade do blog porque o autor do comentário não quer ser identificado, não é mesmo?

Emerson Luiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!