quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Povos indígenas protestam em Brasília.

Representantes dos povos indígenas de todo o Brasil se reuniram em Brasília para protestar no Palácio do Planalto e no Ministério da Justiça contra uma portaria que estaria sendo produzida pelo governo federal e que, se aprovada, serviria para inviabilizar a demarcação de terras indígenas no Brasil. A presidente Dilma Rousseff não estava no local.

Durante o protesto, alguns índios chegaram a entrar em conflito com seguranças do Palácio do Planalto e a fechar o trânsito em vários trechos da Esplanada dos Ministérios.
O texto dessa minuta a que os povos indígenas tiveram acesso estabelece mudanças nos procedimentos legais necessários ao reconhecimento e à demarcação de suas terras A proposta visaria a oficializar a intenção do governo federal de que outros órgãos de governo além da Fundação Nacional do Índio (Funai) sejam consultados sobre os processos demarcatórios em curso.
Há um claro interesse por parte do agronegócio de impedir o avanço das demarcações dos territórios indígenas. O governo tem um débito histórico com os índios, muitas vezes agindo como algoz e não como defensor dos seus direitos, permitindo que fazendeiros inescrupulosos invadam terras por meio de assassinatos e atos de violência que até hoje permanecem sem esclarecimento algum.
A bancada ruralista têm trabalhado no sentido de rever até as terras já demarcadas, ferindo o direito natural e constitucional dos povos indígenas, legítimos donos das terras.
Despreparo e preconceito ideológico de nossa grande mídia
Vídeos como esse disponibilizado no portal R7 servem de exemplo do preconceito ideológico e do despreparo de nossa grande mídia, que antes de informar o que acontece emite opiniões que prestam um grande desserviço à sociedade. A repetição sensacionalista de um momento de quase enfrentamento de lideranças indígenas com seguranças do Palácio do Planalto mostram a falta de compromisso com a verdade dessas "âncoras".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!