segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

HIV, medo e preconceito.

 Desde o seu surgimento, a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida –SIDA (Aids, em inglês) caminhou ladeada de medo e preconceito. Nos anos 1980 os conservadores apontavam que era um castigo de Deus aos pecadores, leia-se: homossexuais.
Classificada hoje como uma infecção sexualmente transmissível e uma doença crônica, a Aids não tem cura. Existem remédios que podem prolongar a sobrevida dos portadores do vírus e que aliados a uma rotina de atividades e uma dieta equilibrada permitem qualidade de vida por um longo tempo após a contaminação.
Há quem diga que a “Aids não é mais um bicho de sete cabeças”, mas algo que não mudou em relação a doença e seus portadores é o preconceito.
Dados oficiais atestam que a cada mês, em Pernambuco, 100 novos casos de aids são registrados. O público mais frágil é o dos jovens até os 25 anos e há mais mulheres que homens portando o vírus e 1 em cada 4 pessoas não sabem que são soropositivos.
O governo está empenhado em modificar essa realidade. Duas medidas importantes serão tomadas: a primeira é que, a partir de agora, assim que a pessoa for diagnosticada com o vírus HIV, ela receberá o tratamento imediato pela rede pública; a outra é o estudo de formas para a ampliação da profilaxia contra a doença na rede básica de saúde. A meta é oferecer medicamento de prevenção, que deve ser tomado em 72 horas após a provável exposição ao HIV.
Mas mesmo com todas essas políticas públicas e o avanço no tratamento da doença, há algo que deve ser mudado urgentemente: o preconceito de que essas pessoas são vítimas. O medo de serem rejeitadas e estigmatizadas socialmente as condena a viver no silêncio, se privando do contato com os outros e piorando, e muito, o seu estado de saúde.
A última coisa que uma pessoa soropositiva precisa é de alguém lhe apontando o dedo cheio de mil preconceitos. A aids não é uma doença gay, não é uma doença de adúlteros e pecadores, por isso a insistência de educar a população sobre a importância do uso de preservativos. Até hoje algumas famílias tratam sexualidade como tabu e o preconceito religioso também ajuda a piorar os índices de pessoas infectadas.
O Dia de Combate Mundial à Aids deve nos fazer pensar sobre a doença e como tratamos a nós mesmos e aos outros. A aids não tem preconceito. Nós também precisamos vencer os nossos.

Emerson Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!