segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

De olho na reeleição de Dilma, Lula trabalha para que PT de Pernambuco apoie Armando Monteiro

Em meio à aproximação do senador e pré-candidato a governador Armando Monteiro Neto (PTB) com a cúpula nacional do PT, petebistas e petistas pernambucanos buscam acertar o passo. Integrantes das duas legendas articularam uma agenda conjunta neste domingo (8), com cara de ensaio para a campanha: subiram juntos o Morro da Conceição, para prestigiar a festa em homenagem à santa. De acordo com o deputado federal João Paulo (PT), Lula “manifestou interesse” de fazer aliança com o PTB em Pernambuco.

"(A coligação com o PTB) É o que Lula trabalha mais no cenário de hoje, mas temos um movimento forte no PT local de lançarmos candidato próprio. A estratégia principal do PT é reeleger Dilma. Vamos nos adequar aqui ao objetivo principal”, comentou o deputado. No último mês, Armando encontrou-se uma vez com o ex-presidente e duas com a presidente Dilma Rousseff.

No Morro da Conceição, petebistas e petistas procuraram ficar juntos em todos os momentos. Tiraram fotos, com direito a reprodução nas redes sociais, assistiram à missa e, em café da manhã na casa de uma líder comunitária, trocaram afagos, em rápidos discursos feitos em um palanque virtual improvisado na sala da moradora, citando de forma direta a possibilidade da coligação.

“Que este time vitorioso passe a governar Pernambuco no próximo ano. Nossa Senhora está pedindo que estas legendas se unam”, disse o ex-vereador Josenildo Sinésio (ex-PT, hoje no PTB), um dos mais empolgados com a possível aliança.

Questionado sobre as especulações de que pode ser o nome escolhido pelo PT local para sair candidato a governador, se a tese de chapa própria prosperar, João Paulo afirmou que seu projeto é tentar a reeleição à Câmara. “Fora disso não tem absolutamente nada. Só especulação”, garantiu.

Ele lembrou que, para formar um palanque forte para a campanha de Dilma no Estado, será preciso que o partido faça concessões. Após um ano de brigas internas, o PT pernambucano vive um momento de aparente paz e começará a discutir o posicionamento na eleição de 2014 em março. Alguns correligionários apostam que o lançamento de um candidato próprio pode facilitar o segundo turno.

Ontem, Armando considerou que a reunificação dos petistas locais é fundamental para o “êxito de qualquer projeto” e completou, sem rodeios, que, no seu entendimento, PTB e PT devem seguir juntos. “Estamos 'condenados' a nos entender”, brincou. (JC Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!