quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Lula comenta morte de Mandela e seu exemplo para o mundo

(g1.com)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (5) que "o grande legado" deixado pelo líder sul-africano Nelson Mandela foi fazer com que o povo negro da África do Sul descobrisse que era maioria.
"Uma coisa que parecee simples mas não é simples. Que se a maioria do povo era negra, não tinha o menor sentido a minoria branca continuar governando o país", disse o ex-presidente, durante um discurso para trabalhadores em uma escola de Diadema. "As pessoas se descobriram como força motora capaz de envolver a socidade", completou.
Ex-presidente da África do Sul, Mandela morreu aos 95 anos em Pretória. Ele ficou internado de junho a setembro devido a uma infecção pulmonar. Conhecido como "Madiba" na África do Sul, ele foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 a 1993.
No discurso a trabalhadores em Diadema, transmitido pela internet, Lula também disse que passou no Brasil por situação semelhante à do líder sul-africano. "Eu lembro de mim aqui no Brasil, quantas campanhas que eu ficava aqui preocupado porque eu falava 'Puxa vida, se nós somos a maioria, por que nós não ganhamos as eleições?".
O ex-presidente disse que Mandela só não fez mais pelas questões sociais da África do Sul porque "já chegou ao poder com uma certa idade e não quis ser candiato à reeeleição".
Lula se lembrou de que encontrou com Mandela em maio de 1994, em Cuba, na comemoração pelo Dia do Trabalho, quando o sul-africano era presidente. Disse que a história de Mandela serve de exemplo.
"Quem ler a história do Mandela fica agradecido por Deus ter colocado no mundo uma pessoa como o Mandela e sobretudo um homem negro", disse. "Um homem sendo encarcerado por 27 anos, ele sai da cadeia, não traz nenhuma gota de ódio dentro dele, negocia com os brancos e faz com que a África do Sul viva em paz até hoje".
"Se existe um lugar no mundo, uma vida depois da morte, que o Mandela vá para um lugar que seja um paraíso, se ele existir, porque ele merece. E eu espero aprender o caminho porque eu quero ir atrás", afirmou Lula.

Lula também divulgou nota lamentando a morte de Mandela. Leia a íntegra:
Nelson Mandela foi uma das mais importantes lideranças políticas do nosso planeta. Sua história de lutas é inigualável, um exemplo de determinação, de perseverança e de quanto é importante a disposição para o diálogo entre os homens. Será sempre o maior símbolo mundial na busca da paz, da democracia e da inclusão social. O Brasil e o mundo estão de luto. Tive a imensa honra de conhecê-lo e estar com ele em momentos muito especiais. Agora, Madiba se foi, mas deixou para todos nós os seus ensinamentos inesquecíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!