segunda-feira, 24 de junho de 2013

DILMA PROPÕE 5 PACTOS E PLEBISCITO PELA REFORMA POLÍTICA


É necessário que nós [...] tenhamos a iniciativa de romper um impasse. Quero neste momento propor um debate sobre a convocação de um plebiscito popular que autorize o funcionamento de um processo constituinte específico para fazer a reforma política que o país tanto necessita." Dilma Rouseff, presidente do Brasil


A presidente Dilma Rousseff propôs na tarde desta segunda-feira (24) aos 27 governadores e aos 26 prefeitos de capitais convidados por ela para reunião no Palácio do Planalto a adoção de cinco pactos nacionais (por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte, e educação). Alguns pontos propostos por Dilma:

● Defesa da corrupção como crime hediondo;
● Governadores e Prefeitos devem adiantar e acelerar a aplicação dos investimentos já contratados nos hospitais;
● Destinação de 100% dos royalties do petróleo para a EDUCAÇÃO;
● Maior ampliação de vagas de Medicina da história: criação de 11.447 novas vagas de graduação e 12.376 novas vagas de residência médica;
● +50 bilhões de reais em mobilidade urbana e mais metrôs, 
● Responsabilidade fiscal e controle da inflação;
● Criação do Conselho Nacional do Transporte Público com participação do POVO;
● Plebiscito para formação de uma constituinte sobre reforma política!

Considero histórica e corajosa a postura de trazer médicos estrangeiros ao mesmo tempo que se amplia a oferta de vagas de Medicina e de residência médica:

"Gostaria de dizer à classe médica brasileira que não se trata nem de longe de uma medida hostil ou desrespeitosa aos nossos profissionais. Trata-se de uma ação emergencial, localizada, tendo em vista a dificuldade que estamos enfrentando para encontrar médicos em número suficiente ou com disposição para trabalhar nas áreas remotas do país ou nas zonas mais pobres das nossas grandes cidades".

Agora cabe a população fiscalizar seus prefeitos e vereadores. A Reforma Política estava sendo bloqueada pelo Senado. Os investimentos em educação por governadores e prefeitos. Então, vamos cobrar agilidade de quem é devido!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!