sábado, 15 de junho de 2013

Tem conta no facebook? Sorria. Você pode estar sendo espionado.

Publicado pelo G1

Microsoft e Facebook revelam dados sobre alcance da espionagem oficial Imprensa vazou dados da vigilância governamental dos EUA e gerou crise. Governo Obama acessou contas de poucos usuários, segundo empresas.
O Facebook também divulgou dados sobre as solicitações de informação que recebeu no mesmo período de 2012, e que chegam a entre nove mil e dez mil pedidos que afetaram entre 18 mil e 19 mil contas de usuários da rede social.

As duas grandes empresas fazem parte do grupo de nove companhias identificadas na semana passada pelos jornais "Guardian" e "Washington Post" como parte de um programa de vigilância eletrônica conhecido como Prism.

Esse programa permite supostamente acessar dados diretamente dos servidores de nove das maiores empresas de internet americanas, como Google, Facebook, Microsoft e Apple.

As empresas inicialmente negaram ter conhecimento do Prism, mas reconheceram que ocasionalmente são obrigadas, por lei, a conceder informação ao governo dos EUA.

Elas pediram e obtiveram autorização para divulgar detalhes desses pedidos.

Em seu comunicado, a Microsoft agradeceu a permissão para publicar os dados, mas ressaltou que o que está autorizada a revelar ainda não é o bastante para ajudar a comunidade a entender e debater estes assuntos.

"Com o tempo, confiamos que o governo dará mais passos. A transparência por si só pode não ser suficiente para restaurar a confiança pública, mas é um grande lugar para começar", declarou Frank.
Facebook (Foto: Reuters)Facebook afirmou que seus dados colocam falsas informações 'em perspectiva' (Foto: Reuters)
O Facebook afirmou que vai continuar pressionando pela defesa da privacidade de seus usuários e para promover a transparência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!