sexta-feira, 21 de junho de 2013

Artigo de Opinião do jovem Gerfesson Alves de Oliveira - Baderneiros, vândalos ou sonhadores?

O segundo artigo sobre os atos de mobilização pública do ponto de vista dos nossos jovens é escrito pelo amigo Gefersson Alves de Oliveira. Uma ótima leitura!


Baderneiros, vândalos ou sonhadores?



Bem, o Brasil hoje passa por tempos de conflito, não mais conflitos de interesses políticos que sempre existiram, mas de conflitos entre pessoas que finalmente se levantaram e estão em busca de algo melhor contra um governo narcisista que dita as regras pouco se importando com o resto da população. Quero convocar todos que leem este texto para participar desta mudança de forma positiva, seja apoiando a causa em casa, pela internet, ou indo às ruas protestar com a grande massa que agora age para mudar. Quero lembrar que não é apenas por 0,20 centavos, como muitos desconhecedores da justa causa afirmam ser, e que por isso condenam os movimentos que paralisam o transito "impedindo as pessoas de chegarem às suas casas", mas a real intenção não é impedir você de chegar à sua casa, e sim de tentar fazer com que você chegue em casa! Com saúde, com segurança e em um transporte de qualidade com quantidade, para maior conforto de quem paga por aquele serviço. A intenção é fazer as pessoas chegarem em casa sem se preocuparem tanto se vão conseguir ou não sustentar a família, se vai dar ou não para pagar o aluguel este mês. Muitos afirmam, por exemplo, levando em consideração outros países que já passaram por séries de protesto, e que ao verem estes na televisão, aplaudem dizendo: “estes sim não são conformistas, estes querem mudança, diferente do povo brasileiro que aguenta tudo calado”, mas quando se deparam com a mesma situação no país onde moram, condenam por que tem vandalismo (qual aglomeração pública não o tem? Vejam os metrôs, festas, CARNAVAIS), por que impede a passagem deles pela manifestação (todos os dias este mesmo povo sofre com os congestionamentos da mesma forma), além de dizerem que “eles não tem nada o que fazer da vida e ficam atrapalhando a gente”. 

Hipocrisia todos nós possuímos, mas quando se chega a este patamar, a pessoa se torna burra e não hipócrita. Ao reduzir as passagens de ônibus em algumas capitais, o intuito não é satisfazer a população, é calá-la com o “pão”, é satisfazer desejo, e não a necessidade. Eu acho que o governo ainda não entendeu que não é só sobre 0,20 centavos, ou se entendeu, quer acabar logo com isso para não perder seu precioso bebê (a copa), copa esta que deve ter dado muita grana para os desviadores de dinheiro de plantão que veem todos os dias, crianças sem amparo social, sem renda, mendigando lixeiras em busca de alimentação, pessoas enfrentando filas e muitas vezes morrendo nelas no SUS, somente para satisfazer seus desejos de Iates e Ferraris. O pior de tudo é que estes mesmos já ganham acima de 20mil por mês, fora suas devidas regalias de auxílio terno (pois o salário dos “coitadinhos” não é suficiente para comprar), auxílio gasolina (vejam só, a gasolina também não dá para eles bancarem, apesar de poderem usar de transporte público que tá tão baratinho, não?), auxílio moradia (os coitados não podem nem pagar suas mansões, tem de ter auxílio pra bancar mansão), até auxílio para serem enterrados após a morte (é claro) eles tem. Eu me pergunto então, como anda o humanismo destas ações? Como pode alguém ver tal situação em seu país e não ver que está péssimo? Até onde ai o descaso de tais pessoas?




A saúde é algo de suma importância, está acima da educação, e nem isso tem serventia, muitos esperam mais de ano para serem atendidos, muitos morrem por conta desta espera infinita, enquanto eles, com aquele salário, com aqueles auxílios tem plano de saúde para não precisarem usar o SUS, por que se eles precisassem do SUS, aquilo tava um “brinco”, mas eles usam de planos de saúde privilegiados, tendo direito aos melhores hospitais do país. Essa série de protestos visa também um veto à PEC37 ou a “PEC da impunidade”, como preferir, que basicamente visa que eles sejam julgados por eles mesmos, como analogia, diria que é como se um ladrão quisesse ser julgado pela sua quadrilha. A retirada de políticos que basicamente já fazem “parte das paredes” do senado e que são julgados, comprovando-se culpa por parte deles, e mesmo assim continuam lá (?). Como assim? Furtar um pote de margarina é crime e dá cadeia, mas roubar milhões dos cofres PÚBLICOS não dá cadeia? Todo mundo tem conhecimento do julgamento que Joaquim Barbosa presidiu, e que enchia os olhos de alegria de quem via de casa que pensava “dessa vez eles vão pagar, não é possível” e ainda hoje eles estão lá, usufruindo da livre vida, fora da cadeia. Para tal, crimes de corrupção no congresso deveriam ser considerados HEDIONDOS e sem liberdade para curtirem seus Iates e Ferraris. E tornar crime hediondo nesse caso, é uma causa pela qual os protestantes vão às ruas todos estes dias em que eles “atrapalham” sua vinda do trabalho.

Queria dizer, sem tomar partido nenhum como meu, nem defender partido algum, que retirar presidentes nunca dará em mudança de longa data. Mudarão as consequências, e todo mundo sabe que acabar com sintomas de uma doença não te deixa livre dela, vejo muitas pessoas fazendo campanha para Impeachment de Dilma. Entenda que ela não é a responsável por tudo que acontece no país, ela é a “maior” do governo, pois o governo é constituído de diversas pessoas, mas ela não responde por tudo, se Impeachments resolvessem, depois do de Collor o Brasil seria as mil maravilhas hoje. Ela rendeu diversas coisas boas para o país, mas nenhum governante é perfeito, e nenhum consertará todos os problemas do governo quando tomou posse dele. Retirar Dilma por Impeachment é gastar energias quando se pode estar lutando por algo melhor, e retirar ela no momento certo (eleições). Quando falo “lutar por algo melhor”, quero dizer para  levar em consideração o modo como eles trabalham, as impunidades que conseguem manter, e outras falhas que se consertadas, fariam com que governantes trabalhassem por gosto e não por dinheiro, trabalhassem pelo povo, e não para si mesmos. Consertando-se isso, o país seria governado de forma linda, e por este tipo de governo lindo que as manifestações seguem batalhando todos os dias!


Gerfesson Alves de Oliveira

2 comentários:

  1. alguns aproveitam a manifestação para fazer saques!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E alguns aproveitam pra ficar em casa! A questão não é o que "alguns" fazem, mas o que a maioria busca fazer. Eu vi um vídeo de um Prof. da UFRJ, onde ele fala: "o brasileiro estava despolitizado, e é natural que esse reaparecimento de manisfestações tenha esse caráter (despolitizado) também". Tá tudo muito confuso pra todo mundo ainda. Tá todo mundo saindo às ruas e pedindo que tudo o que tá de errado se conserte agora, mas não dá pra fazer tudo de uma vez. O gigante acordou, mas acordou como um bebezão, como disse um texto que li.

      Fui à manifestação na minha cidade, fui com a intenção de mudar alguma coisa, mas vi que muita gente foi só pela moda. Não condeno essas pessoas, mas espero que o cerne da questão as atinja também. Agora é momento de refletir e repensar quais são as prioridades e ir atrás delas. Uma coisa por vez, aí sim, dá certo. Basta saber qual a sequencia das coisas.

      Excluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!