sábado, 29 de junho de 2013

PARA OS QUE FAZEM OPOSIÇÃO EM VENTUROSA - PE



"Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros."
Confúcio.

Política é uma arte. Em sua origem quer dizer tudo o que diz respeito a administração de uma cidade. Para o pensador italiano Nicolau Maquiavel, política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o próprio governo.

Numa democracia é preciso existir o pensamento diferente, o contraditório, aquele que questiona e propõe diferentes caminhos a seguir. Geralmente é esse o papel exercido pela oposição.

Mas para exercer bem esse papel a oposição precisa de uma (ou várias) bandeira(s).

O PT (antes de ser governo) era contra privatizações e a favor do direito das minorias, entre elas operários, trabalhadores sem terra, indígenas e quilombolas. 

O PSDB até agora não soube ser oposição. Não deixou claro os motivos pelos quais deve ser reconduzido ao poder.

E em Venturosa? Qual a bandeira levantada pela oposição? Qual a bandeira que a identifique com os anseios da população?

Durante 8 anos o PR governou a cidade praticamente sem oposição.

Os vereadores eleitos, com algumas pontuais exceções, tinham medo de fiscalizar o poder público. Outros pareciam colaborar com ele.

O resultado foi expresso nas urnas. O povo não via motivo aparente para ir de encontro ao governo. Um governo que cumpriu (até certo ponto) com o que é obrigação foi visto como extraordinário.

Pagamento de funcionários em dia não é virtude, é obrigação. Mas tantos maus governos passaram por Venturosa e cidades vizinhas que essa obrigação, quando cumprida, foi apontada como qualidade excepcional.

A oposição aceitou calada a herança maldita e indevida que lhe foi atribuída. Aceitou ser o bode expiatório de todos os males do município.

A oposição não prepara seus candidatos.

O atual prefeito de Venturosa, já na copa de 2010 trabalhava implicitamente o seu nome com o apoio de seus correligionários.

A oposição não esclarece o pensamento popular.

Quantas vezes projetos federais não foram divulgados como conquistas do PR em Venturosa? Quantas vezes a oposição usou do rádio, da internet ou de jornais impressos para desconstruir esse tipo de propaganda?

A situação se articula em conjunto.

A oposição se fragmenta em projetos individuais.

Mas há os pontos positivos que podem e devem ser observados e aproveitados:

- Pela primeira vez na história política de Venturosa os vereadores eleitos pela oposição, com exceção de um, se mantém 100% fiéis aos seu eleitorado e fiscalizam o poder público. Na maioria das vezes votam em bloco e convidam a todos para assistir as reuniões do legislativo a fim de que possam compreender o que está acontecendo e tirar suas próprias conclusões.

- A oposição também possui um quadro natural para disputar as próximas eleições municipais. 

- A oposição pode abraçar várias bandeiras como suas, basta não deixar o momento passar.

Como diz o ditado: "Se conselho fosse bom não de dava, se vendia" não vou apontar nada, até porque não sou líder partidário nem articulador ou cabo eleitoral, mas darei duas dica:

Só é aceito pelo povo quem caminha com o povo. A história do ex-presidente Lula corrobora com essa tese.

Só tem base quem constrói sua base, quem valoriza suas lideranças e projeta seus passos com cuidado. Fidelidade partidária existe quando os políticos são fiéis ao seu eleitorado.

Eu não me envergonho de corrigir os meus erros e mudar de opinião, porque não me envergonho de raciocinar e aprender.
Alexandre Herculano
Professor Emerson LuizAutor do blog Amo Venturosa













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!