sexta-feira, 21 de junho de 2013

Artigo da Jovem Ingrid Liliane - O gigante acordou: a participação dos jovens nos atos que mobilizaram o Brasil.

Dando sequência a nossos artigos especiais sobre o momento histórico vivido pelo Brasil, somos presenteados pelo contudente pensamento da jovem Ingrid Liliane. 

O GIGANTE ACORDOU!



Assisti perplexa, na última terça-feira (18), o momento exato em que os jovens brasilienses romperam o isolamento da polícia e em meio à muita violência conseguiram subir na rampa do Congresso Nacional. A noite deles terminou com a seguinte frase: “Nós só vamos parar quando (a gente) colocar um milhão, dois milhões, três milhões, vinte milhões aqui. Pra falar pra eles que não tá certo o que eles fazem com o nosso dinheiro, com a nossa saúde, com a nossa educação... Amanhã vai ser maior!” Ensaiada, gravada e disponível no youtube. Esse momento emocionante vai com certeza marcar a história do Brasil.


Grande parte da população ficou chocada com as manifestações, ‘de onde vieram todos esses jovens?’ Eles sempre estiveram ali, revoltados com a roubalheira do Brasil, com a falta de senso dos políticos. Os vinte centavos foram somente a gota d’água para que essa onda de protestos começassem. Na frente dos protestos: “Povo unido não precisa de partido”, essa frase assusta qualquer político. Já que manifestante hoje é eleitor amanhã. E julga erroneamente quem disser que os autores dessa afirmação são alienados, que não sabem decidir para onde vão. Pelo contrário, essa geração grita que não se sente mais representada por partido algum, já que para todos os lados que olham, há inúmeros escândalos.

 E ainda tem o papel da televisão nessa história. A maior emissora de tv do Brasil ganhou destaque na boca dos manifestantes, acusada de (como sempre) distorcer os fatos. Abaixo a rede globo, o povo não é bobo!

A televisão deu enorme destaque aos infelizes atos de vandalismo por parte de “manifestantes”, mas que fique claro: isso é um retrato do nosso Brasil. Um país que sofre de uma educação péssima e de um sistema de segurança despreparado não pode desejar 100% de organização em nenhum ato que aconteça nas ruas. Inúmeras imagens mostram bandidos partindo pra cima de manifestantes. Além da polícia, que no começo parecia meio perdida, já que não sabia lidar com esse tipo de evento – nem com as provocações. Erroneamente, muitos manifestantes descontaram na figura do policial as suas frustações.

Os atos foram vitoriosos, muitas capitais baixaram o preço das passagens de ônibus. Mas ficaram muitas perguntas a serem respondidas pelos representantes do nosso país. “E a PEC-37?”,“por que as obras públicas duram décadas para serem concluídas e os estádios da copa foram construídos em tempo recorde?”, “por que não tem dinheiro pra os nossos hospitais, pra pagar bem aos professores, mas tem bilhões pra o futebol?”. O gigante acordou, e quer respostas. Chegou a hora de dizer o que ficou engasgado todos esses anos. 


Vem pra rua porque a rua, é a maior arquibancada do Brasil!


Ingrid Lilianne, pré-universitária, 16 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!