domingo, 22 de setembro de 2013

REFLEXÃO DE DOMINGO - NÃO SE PODE SERVIR A DEUS A AO DINHEIRO

O EVANGELHO MEDITADO PELA IGREJA HOJE (Lc 16,1-13) nos mostra que os "filhos deste mundo" são mais espertos que os filhos da Luz. Jesus nos adverte que é necessário usar do dinheiro injusto para fazer amigos, para promover algo de bom, contundo adverte: "ninguém pode servir a dois senhores porque ou odiará a um e amará o outro ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. (Lc 16,13).

O texto sagrado nos fala que é necessário ser fiel nas pequenas coisas para se tornar digno das grandes. Quem não é fiel no pouco não poderá ser no muito. Devemos transpor essa sabedoria para nossa vida, na prática pessoal e na análise dos nossos relacionamentos íntimos e profissionais. Devemos nós sermos fiéis nas pequenas e grandes coisas e também exigir essa fidelidade.

A sociedade em que vivemos promoveu de tal forma a inversão de valores que hoje o certo parece errado e o errado é sinal de esperteza. O resultado não foi bom: professores que não dão aula, médicos que faltam aos seus plantões, policiais que não zelam pela lei, funcionários públicos que não respeitam o bem público e uma série de pessoas que no desejo de enriquecer humilham e oprimem os mais pobres.

Amam mais ao dinheiro e o sucesso pessoal que a Deus e isso é expresso em seu modo de vida. Nosso planeta adoece e continuamos a agredi-lo impiedosamente em nome do deus-dinheiro. Se assim agirmos estaremos nos opondo ao plano de Deus e indo contra o seu projeto de Criação.

Mas há salvação para nós. O Espírito Santo nos convence do que é errado e clama a nós por justiça. Nós ainda nos indignamos diante de graves injustiças, nos comovemos com as vítimas da guerra, com os desabrigados pelas enchentes e pelos flagelados da seca. Queremos uma melhor saúde pública e nos esforçamos para ajudar a quem precisa. É a voz de Deus em nós lembrando que ainda há tempo para acolher seu amor e nos converter em novos homens e novas mulheres, restaurados e curados no amor e pelo amor.

E nesse processo de conversão diária temos de reconhecer que não podemos ter dois senhores. Não há como agradar a Deus sendo escravo do dinheiro! De nada adianta orar, jejuar e fazer sacrifícios se minto, engano e humilho. De nada vale o dízimo se nego os direitos básicos aos meus funcionários ou lucro me apropriando do que não é meu.

Acolher a palavra de Jesus equivale a todos os dias lutarmos contra nós mesmos para imitar as ações, pensamentos e sentimentos de Jesus. Conforme trilhamos esse caminho eles passam a ser os nossos referenciais e não mais nos pesam porque são resultado de uma relação verdadeira de pleno amor.

Jesus sonhou com uma sociedade que refletisse já nessa vida o que alcançaremos na plenitude. É nosso dever travar o bom combate por ela e que as mudanças que tanto queremos comecem em nós. Não se pode servir a dois senhores.

A quem iremos servir?

Uma ótima semana e que Deus permaneça sempre conosco.

Emerson Luiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!