sábado, 28 de setembro de 2013

O QUE FAZ UM BOM PROFESSOR? RELEMBRANDO ALCINEI

Alcinei - foto de Arlindo de Barros (BÁ)
Todo mundo na escola falava dele. Iniciando o Ensino Médio na Escola Quitéria Wanderley Simões todos os amigos um pouco mais velhos diziam: _ "Você vai ver o que é uma aula! Esse ano você vai estudar com Alcinei". Não quero desmerecer meus outros professores, tive muita sorte com eles. Contribuíram com minha formação pessoas competentes e compromissadas com a educação e muitos hoje são colegas de profissão.

Mas Alcinei tinha algo de diferente. Uma característica que era sua e o distanciava dos outros no tocante ao método que usava para ministrar suas aulas. Ele nunca precisou se impor para dar uma aula e nos anos em que fui seu aluno nunca o ouvi elevar a voz na sala de aula. Numa época em que não havia internet, datashow e o abuso de slides, vídeos e simulados, o bom e velho Alce (como o chamávamos) aparecia com paródias, experiências práticas, debates e conseguia prender a atenção até quando aparecia apenas com o giz.

Com uma alegria contagiante ele era capaz de dissipar tempestades, acolher a cada um em sua individualidade e estimular o que tínhamos de sobra: curiosidade! 

Não tinha fórmula pronta, cartilha ou pensador que lhe ditasse os passos. Ele amava o que fazia e por isso amávamos o que ele nos oferecia; conhecimento.

E aqueles de nós que tiveram o prazer de tê-lo como amigo conheceram mais de perto o mito. O cara que se preocupava com os outros, que acreditava em um mundo mais justo, mais fraterno e tinha plena convicção que podíamos mudar as estruturas. Militou politicamente e nesse campo viu derrotas e vitórias, mas nenhuma nem outra lhe tirou o brilho dos olhos ou reduziu sua humildade.

Alciney era um grande ser humano! Um homem que tinha a família como seu bem precioso e não escondia nem por um instante o grande amor que sentia. Quanta coisa nos ensinou! Seu exemplo ficou gravado nas mentes e nos corações dos que foram seus alunos, amigos e familiares.

Quando deixou o plano terreno para dar aulas aos anjos de Deus, nos deixou grandes saudades. Dizem que palavras comovem e exemplos arrastam. Seu exemplo tem arrastado toda uma geração de novos professores. Eu quando optei por essa profissão dizia em meu íntimo: "Se um dia for professor quero ser parecido com esse cara". Aqui não há inveja e sim um profundo sentimento de admiração e respeito.

Hoje ao escrever isso viajo até a sala de aula onde entre sorrisos e algumas gargalhadas aprendíamos sobre biologia, sobre amizade, respeito ao ser humano e a batalharmos por melhorias de vida.

Que o teu exemplo permaneça sempre vivo na memória dos filhos de Venturosa.  Amar o que se faz é o primeiro passo para ser feliz no que se vive. Obrigado por me ensinar isso.

Emerson Luiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!