domingo, 8 de setembro de 2013

Reflexão de Domingo - Abraçar a Cruz para seguir Jesus


O EVANGELHO DESTE DOMINGO (Lc 14,25-33) nos mostra a condição radical para que uma pessoa se torne discípula de Jesus: a renúncia!

Renunciar, do latim renuntiáre, quer dizer literalmente "abrir mão daquilo que se tem direito". Não que Jesus se apresente como um impositor de normas, de leis, ao contrário! Jesus veio apresentar ao ser humano a liberdade plena e condenar todos os tipos de opressão, fossem elas sociais, culturais ou de ordem econômica! Advertiu que cada um é escravo daquilo que o domina e que para desfrutar da liberdade deveria ser capaz de abrir mão de tudo que julga ter.

Foi Ele quem afirmou que "é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico adentrar no Reino dos Céus". Não porque os que possuem riquezas sejam insensíveis em relação à Deus, mas porque muitos deles se apegam ao ouro e a prata e desprezam aquilo que é essencial ao Pai. Para juntar tesouros nesta terra se tornam egoístas, avarentos, orgulhosos e opressores e se arruínam como o mau vinho que se torna vinagre.

Jesus falou a multidão que o seguia e fala ao nosso coração nos dias de hoje:

26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.

O encontro com o Deus vivo faz de nós criaturas novas, pois tudo que era velho já se foi. Não é que desprezaremos nossa família, já que um dos mandamentos nos diz para honrar pai e mãe, tão pouco nossas esposas ou nossos maridos, já que o próprio Senhor foi quem nos disse que aquilo que Deus uniu o homem não separe! Jesus nos ensina que todos os nossos atos e pensamentos devem ser tomados sob a luz que vem do alto, pensados no coração de Deus e orientados pelo seu Santo Espírito!

Quem não é capaz de renunciar a si mesmo e a tudo que o cerca nunca será capaz de um ato como esse! É por isso que a Bíblia nos ensina que o Reino dos céus é conquistado com violência. Entendamos: a violência contra os nossos desejos e vontades egoístas que nos fazem agir contra as inclinações do Espírito de Deus que habita em nós. A violência contra nossas vontades e o amor incondicional que torna possível a nós abraçar a nossa cruz diária e sorrir enquanto temos a certeza de caminhar rumo ao Cristo de Deus!

Amando plenamente a Deus, nos tornando discípulos e discípulas de Jesus é que finalmente seremos capazes de amar plenamente. 

Que Deus nos guie nesse processo de renunciar aquilo que nos afasta dele, nos fortaleça para que possamos abraçar a cruz presente em nossa vida e possamos segui-lo, nos tornar praticantes de sua palavra, operários do seu Reino e participantes da vida eterna em Cristo Jesus!

Um ótimo domingo e que Deus esteja sempre conosco.

Emerson Luiz



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!