sexta-feira, 20 de setembro de 2013

MENOS PUBLICIDADE E MAIS TRANSPARÊNCIA!

Esse pode ser o cenário da maioria das cidades do Brasil. Máquinas enviadas pelo Ministério da Agricultura são fotografadas e colocadas em informativos, calendários e páginas de internet. Ônibus enviados pelo MEC para cidades com baixos índices educacionais celebrados como conquistas da administração municipal, ambulâncias para o transporte de doentes para hospitais regionais ou simplesmente para outras cidades quando faltam médicos no município a que estão vinculadas são exibidas como grandes conquistas de governos exitosos. 

Não, não quero criticar qualquer cidade em questão, quero apenas comentar como estamos tão acostumados com o descaso que nossa percepção pode ser facilmente distraída, nos fazendo engolir gato por lebre!

Se isso ocorre onde você mora é apenas um sinal que essa prática é corriqueira nos quatro cantos do país. É o marketing político com recursos públicos! Ninguém está imune a isso, a oposição também o faz. Quando consegue mediar a perfuração de um poço artesiano no semiárido, uma reforma, a implantação de um serviço público ou algo que valha nota logo sai estampando seus louros! 

A população carente desses serviços agradece. Para ela é como se prefeitos, deputados ou líderes políticos fossem "enviados de Deus". Não sou contra serviço prestados, longe disso! Aprecio a boa ação feita em função dos menos favorecidos, mas elas devem estar arvoradas também a um projeto e não apenas servir de pretexto para angariar a simpatia da população.

Enquanto governantes exibem o cumprimento de sua obrigação como um presente e sinal de seu amor pelo povo, a oposição faz suas ações para deixar claro que poderá fazer mais e melhor! Dois lados de uma mesma moeda, um círculo vicioso que para uma sociedade melhor deverá ser rompido. 

É possível? Não se as pessoas não mudaram seu modo de ver o mundo e se relacionar com a política. Nós, o povo, devemos ver que os políticos são nossos servidores, que devem agir em função do que é melhor para nós. Que periodicamente devem nos consultar e perguntar se sua postura pública está de acordo com o que esperávamos deles quando lhes demos o nosso voto de confiança! 

Vejo alguns amigos entrarem na política com nobres ideais e logo se decepcionarem quando percebem como funcionam as regras do jogo. Se deparam com todo um lance de bastidores que envolve corruptos, corrompidos e corruptores. Alguns se entristecem com a postura das pessoas que querem defender, que sem crédito algum nas instituições desejam barganhar o voto e pouco se importam com o coletivo.

Nesse ponto de vista os políticos não podem ser apontados como os únicos vilões da história. Nós, enquanto conjunto, as vezes podemos ser bem piores que eles. Mais que flashes, fotos e propaganda, precisamos urgentemente de uma revisão dos nossos valores.

O cenário político desse país precisa que nós sejamos os novos agentes políticos que tanto queremos.

Emerson Luiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!