sábado, 15 de março de 2014

Secretaria de Educação de Pernambuco envia ofício às escolas da rede avisando que dias de greve serão descontados sem possibilidade de compensação

Imagem circula na rede social Facebook

A Secretaria de Educação de Pernambuco se posicionou de forma contrária à paralisação nacional que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de março.  Por meio de oficio emitido no dia 14 de março, a Secretaria afirmou Pernambuco é um dos poucos estados que vem pagando o piso nacional dos professores (na verdade, Pernambuco é o estado que pior paga aos professores no país) para todos os docentes da rede estadual de ensino e investindo amplamente na educação (aqui também não há menção ao processo de municipalização das escolas que está trazendo prejuízos a pais, alunos e professores). 

Transcrevo trechos do documento: 
"O governo valoriza o magistério e trabalha pela busca contínua de uma remuneração cada vez melhor para os servidores da educação, mas discorda da forma como a mobilização vem sendo conduzida, uma vez que aqueles que deveriam zelar pela missão de privilegiar a educação dos nossos jovens são os envolvidos na paralisação das aulas nos próximos dias 17,18 e 19 do corrente ano"
"A secretaria de Educação e Esportes entende que que existem outros alternativas capazes de atingir o fim proposto pela categoria e trazer à tona discussões pertinentes sobre a temática. Desta forma, visando, garantir os 200 dias letivos estabelecidos pela legislação, a SEE., INFORMA que as escolas da rede estadual funcionarão normalmente nos próximos dias 17,18 e 19 de março".

O Documento ainda enfatiza que  eventuais faltas dos profissionais do magistério serão descontadas  sem a possibilidade de compensação".

Como assim? Quer garantir os 200 dias letivos e não permitirá que os grevistas compensem as aulas? Aqui vemos um completo absurdo, uma estratégia para que os professores não participem da paralisação para não sofrerem descontos em seus salários já minguados. Não é assim que se investe em educação. Quero aqui registrar algo que considero importante:

Onde estão os deputados que dizem trabalhar pela educação e defender os professores, entre eles a nobre Deputada Tereza Leitão (PT)? O Sintepe é pelego e só aparece quando finge debater questões salariais e mesmo assim não obtém sucesso na maioria das vezes.

O elo mais fraco da corrente é o professor, vítima do descaso do governo, da sociedade e dele mesmo.

2 comentários:

  1. Infelizmente é o que o governador pensa e agi,diz que a demogracia existe,mas onde?Fazendo opressão nos salários dos fucionários.Agora gente pense se esse homem que é pre-canidato a presidencia,conseguisse chegar nesse objetivo? O que seria dos brasileiros?Hora de rever e considerar todas as opressões que ele realiza na classe.

    ResponderExcluir
  2. Isso é o que o governador pensa,ja pararam para pensa se ele chegasse a ser o presidente?

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!