quinta-feira, 20 de março de 2014

POLÍTICA SE FAZ COM O POVO


Jorge Borges já dizia: "São poucos os políticos que sabem fazer política"!

Política, na definição mais acadêmica, seria a "arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação", mas até chegar-se aí há uma longa jornada, pois o político só poderá agir após ser escolhido pelo povo, pelo menos em uma democracia.

É no povo que reside o poder político, dele emana e para ele retorna. Isso já dizia Rousseau nos primórdios do iluminismo. Então porque alguns demoram tanto a aprender? Política se faz com o povo e para o povo! O político (eleito ou não) deve sempre estar pronto para dialogar com as pessoas, conhecer suas necessidades, participar da vida da comunidade e assim, representá-las quando for chamado a isso.

Há quem diga que a política é a arte da fazer dos sonhos dos outros os seus. O sonho de uma sociedade mais justa, de melhores condições de trabalho, saúde, etc.

Mas o povo só se permite sonhar ao lado de quem caminha com ele. Ontem fiz essa observação a partir de uma cena que presenciei. Espero que tomem como um conselho e não como crítica negativa. Infelizmente a verdade nem sempre soa doce aos ouvidos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!