domingo, 9 de março de 2014

Reflexão de Domingo - Nem só de pão vive o homem...


Estamos na quaresma, um tempo marcado por penitência e reflexão. Muitos definem esse período como sendo de jejum e oração. O evangelho de hoje nos mostra um Jesus que jejuou e orou por quarenta dias e que foi tentado pelo inimigo.

Estamos tão impregnados pela figura do Jesus divino que esquecemos do Jesus humano, daquele filho José e de Maria que sentia medo, fome e frio, que também se comovia e ficava triste com algumas atitudes. Lembre que ele lamentou a recusa de Jerusalém de acolher suas palavras, que chorou quando foi ao túmulo onde Lázaro estava sepultado e que por várias vezes reprimiu duramente os fariseus, chegando a tecer um chicote de cordas para expulsá-los do templo!

Jesus, filho de Deus, também precisou jejuar e orar e foi tentando, como nós somos diariamente. O adversário ofereceu a Ele o que nos oferece: os meios para superar nossas necessidades materiais, a superação de nossa condição diante dos limites impostos a todos e o poder de reinar sobre todos à nossa volta. Todas as ofertas do inimigo têm um alto preço final, a nossa essência, o que nos faz pessoas e permite que alcancemos a eternidade.

Vivemos em uma sociedade que preza tudo isso. Jesus tinha fome e, naquele momento, não tinha os meios para saciá-la. Mas maior que a fome era seu comprometimento com o Reino de Deus, com o sonho de uma nova sociedade: _ "Nem só de pão vive o homem", respondeu, "Mas de toda palavra que sai da boca de Deus!"

Isso deve ser lembrado todos os dias. Muitos oprimem, roubam, ferem as leis e exploram a miséria dos seus semelhantes "para ganharem seu pão". Compactuam com injustiças, se apropriam do que não lhes pertence para garantir o pão. Vou recorrer à expressões populares: "prefiro passar fome esperando o pão da vida que engordar com o pão que o diabo amassou".

Nem só de pão vive o homem porque não somos apenas animais. Somos dotados de uma alma, um espírito. Teologicamente  fomos todos moldados a imagem e semelhança de Deus. Somos chamados a comungar do seu amor, a nos tornarmos herdeiros de seu Reino e para isso recebemos um modelo a perseguir: a pessoa de Jesus!

Ele superou as tentações e nós, unidos a Ele, também podemos vencer as nossas. O inimigo continua a nos oferecer fama e poder para que o adoremos, continua, dia após a dia, a nos questionar sobre Deus. Ele não manda que nos atiremos de edifícios para que anjos nos segurem, mas nos pergunta nos momentos de dor e sofrimento: "onde está teu Deus?", "Por quê ele não te curou?", "Por quê ele não evitou essa desgraça?".

E por ser nosso inimigo ele sempre irá procurar nos afastar de Deus, questioná-lo e colocar outras coisas em seu lugar: dinheiro, fama, poder, prazeres e o nosso ego. Aprendamos de Jesus a permanecer fiéis ao Deus da vida. Isso só será possível se procurarmos estar sempre unidos a ele em oração.

É dele que aprendemos que "nem só de pão vive o homem".

Um ótimo domingo e que Deus esteja sempre conosco!

Emerson Luiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!