quinta-feira, 6 de março de 2014

COLUNA POLÍTICA DE VENTUROSA

O carnaval foi marcado pela visita de Eduardo Campos à cidades do interior do estado para apresentar seu escolhido para a disputa, Paulo Câmara e para o senado, Fernando Bezerra Coelho. Entre as lideranças presentes em Pesqueira, num almoço organizado na casa do empresário Otávio do Rancho Alegre, estavam o prefeito de Venturosa, Ernandes Albuquerque (PR), com alguns de seus secretários e da oposição municipal a liderança Ranulfo Quirino, amigo de Campos, do deputado Bruno Araújo e do anfitrião, Otávio.

De acordo com informações seguras, o prefeito Ernandes Albuquerque está afinado com Eduardo Campos e deve apoiar sua campanha para a presidência. O prefeito também deve mobilizar as forças do PR em Venturosa para levar Fernando Bezerra ao senado e eleger Sebastião Oliveira (PR) como deputado federal. O estadual ficará em aberto, aguardando a indicação de Eduardo Campos.

A oposição permanece como estava antes de Eduardo romper com Dilma Rousseff (PT). O partido apoiou Campos nas duas campanhas que ele disputou como governador, sendo fiel a aliança política que ele mesmo desfez para disputar à presidência. Dessa forma, a oposição continua ao lado do Senador Armando Monteiro para o governo do estado e dos deputados Marcoantônio Dourado e Silvio Costa.

Mas, como sempre, ele não partirá unida para o pleito desse ano. O vereador João Henrique (PSB) elogia abertamente o governador e os recursos que ele tem destinado aos municípios e permanece fiel ao partido que preside em Venturosa. Também irá trabalhar para eleger os deputados que Eduardo Campos indicar. Mas que ninguém confunda essa eleição com a municipal. No cenário local o vereador João Henrique permanece como um dos mais ferrenhos quadros da oposição.

Pode-se criticar a oposição por partir dividida nessa disputa? Já pensei que sim, mas o trânsito nos bastidores da política fez com que mudasse de ideia. Explico: alguns acordos são fechados sem que se assegure recursos ao município, apenas para manutenção de cargos comissionados e algumas benfeitorias, alguns dos deputados até hoje não fizeram nada pelo município e não dão condições de trabalho aos vereadores da oposição nem ajudam no fortalecimento do partido. São cururus de trovoada.

Então, alguns vereadores buscam apoio para viabilizar projetos, pleitear obras e recursos para associações e cooperativas. Dessa forma, não se sentem obrigados a seguir a maioria do grupo.

Isso não ocorre apenas com os políticos e lideranças. Alguns eleitores também não aceitam os candidatos indicados e fazem clara e aberta oposição a alguns nomes. Pensam até em mobilizar forças pelo voto de protesto, cobrando de suas lideranças que busquem renovação em todos os sentidos.

Política é a organização em prol do bem comum. O bem comum, e não o bem de uma minoria. Em busca de fortalecer o partido, vereadores irão se sacrificar para tentar dar votos aos seus deputados, não digo que estão errados, são as regras nem sempre justas desse jogo, mas isso poderia ser mudado.

O que falta na oposição de Venturosa? Um projeto sólido e bem definido do que pode fazer pela cidade e o diálogo com suas bases. Enquanto não superar suas crises internas, sempre estará como se apresenta hoje.

Há quem confunda minha franqueza com uma torcida contra, não é isso. Só que já há muitos bajuladores hipócritas no grupo, alguém tem de ser sincero e manter suas opiniões, mesmo sendo injustiçado na maioria das vezes.

Emerson Luiz






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!