quinta-feira, 20 de março de 2014

Festa de São José e Emancipação Política de Venturosa

FESTA DE SÃO JOSÉ
Créditos da imagem: Marcos Antônio
Ontem a paróquia de São José encerrou os festejos do seu padroeiro. Mantendo a tradição, os fiéis participaram da procissão até a Igreja Matriz e numa belíssima Missa campal presidida por Dom José Luiz e pelo padre Fábio Pereira, a comunidade se reuniu para louvar e agradecer a Deus e também para rezar pelas chuvas que começam a cair na região. 

Uma belíssima festa religiosa que animou a comunidade e renovou a fé dos presentes. Dom José Luiz destacou o papel de José, humilde e obediente a palavra de Deus. Numa mensagem simples e envolvente, exortou a todos a seguirem o exemplo do esposo de Maria a tornarem-se cuidadores de Jesus e de sua palavra. Cuidadores dos filhos, do próximo e do mundo onde abitamos. 

Para o bispo, devemos aprender a nos relacionar com os outros e com a terra em que vivemos, aprender a conviver com o semiárido e a cuidar dos nossos mananciais e reservatórios, assim, não sofreremos tanto com o fenômeno das estiagens. 

FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA. Muitos ainda confundem os festejos de emancipação política com a festa de São José. É bom fazer a distinção. Venturosa celebra sua emancipação em 20 de março e tradicionalmente organiza dois dias de festa (19 e 20), criando assim um feriado prolongado. Os festejos de rua nada têm a ver com as celebrações religiosas.

A festa desse ano merece elogios pela organização. Foi criado um polo cultural onde se apresentam artistas de terra e são comercializados artigos com o tema da festa. Um arco foi instalado na entrada da cidade e as atrações agradaram a população, compensando, para muitos, a falta de investimentos no carnaval desse ano.

O prefeito do município, o senhor Ernandes Albuquerque (PR), se fez presente e mostrou bom senso ao não seguir o mau costume do seu antecessor que costumava discursar no palco da festa ao som de fogos de artifício para que o aniversário da cidade ganhasse tom de comício político.

As barracas de alimentos ficaram numa rua paralela ao palco principal, permitindo o melhor fluxo das pessoas e contribuindo para que aproveitassem melhor os shows de Edson Lima e Gatinha Manhosa. O ponto negativo foi a demora para a apresentação de Vicente Nery, que acabou fazendo um show reduzido. Esse ano o governo municipal também instalou banheiros químicos em pontos estratégicos, mas mesmo assim alguns mal educados insistem em urinar em vias públicas menos movimentadas. 

Hoje, 20, as festas continuam. Vale a pena participar e homenagear essa terra de Boa Sorte que completa seus 52 anos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!