domingo, 8 de junho de 2014

O PT tentou ensaiar o volta Lula. Passarinhos me contaram sobre o "volta Eudes".

Há pouco tempo uma ala do Partido dos Trabalhadores tentou ensaiar o volta Lula. Eles enxergavam no retorno do ex-presidente uma chance de vitória mais fácil, além de um trânsito maior com o executivo e o inegável carisma de Lula junto à população. A oposição está afiada para bater em Dilma, mas teria o mesmo fogo contra Lula? Mas os sonhos desses petistas parece ter se transformado em pó e agora o PT terá de "dar nó em pingo d'água" para reverter a queda constante nas pesquisas.

Em Venturosa, cidade do Agreste pernambucano, muitos partidários e populares também ensaiam um movimento de "volta", mas esse é dirigido ao ex-prefeito Eudes Tenório Cavalcanti, presidente do PR.

O doutor Eudes, como é chamado, é ainda hoje o quadro mais forte do governo. Deixou a administração com uma aprovação recorde, desmontou a oposição ao cooptar antigos adversários para o seu governo e soube usar dos meios que dispunha para conquistar uma enorme fatia do eleitorado municipal.

O capital político de Eudes foi tanto que emplacou o seu sucessor, o atual prefeito do município, o senhor Ernandes Albuquerque. Com o lema "o trabalho não pode parar", o próprio Eudes vinculou a imagem de Ernandes com a continuidade do seu governo. O povo entendeu que o ex-prefeito continuaria como um mentor, alguém que mesmo de forma indireta permaneceria dirigindo os rumos administrativos de Venturosa.

Passados mais de 15 meses da administração de Ernandes (PR) a diferença entre os dois já é perceptível. Alguns afirmam que Ernandes possui qualidades que não encontravam em Eudes, como a atenção ao ouvir conselhos e sugestões e sua ação mais presente com as pessoas. O ex-prefeito chegou a ser apontado por alguns leitores desse blog como "arrogante" pelo sua postura concentradora. 

A seca que tem abatido a região, a queda de arrecadação e obras inacabadas deixadas como herança ao atual gestor também não têm facilitado o seu trabalho. As facções presentes em seu governo, os grupos verde e amarelo, já disputam seu lugar ao sol. E o movimento do volta Eudes começa a ganhar espaço em alguns círculos.

O próprio Eudes, como afirmam alguns dos nossos leitores, nunca abandonou a política e se comporta como possível candidato desde que deixou o governo. Muitos acordos políticos firmados para viabilizar a candidatura de Ernandes também estariam engessando sua administração e ele, por motivos que só podemos imaginar, mantém-se em silêncio diante das críticas justas e das injustas.

Errou quem achava que Ernandes Albuquerque seria um prefeito figurativo. Em alguns setores ele tem atuado de forma mais ativa e mais eficiente que seu antecessor. A secretaria de educação, cultura e esportes é um exemplo disso. A saúde continua sendo o grande calo da administração em Venturosa.

Ernandes não é um técnico, é um político experiente, como o próprio Eudes afirmou em entrevista ao radialista João Ferreira, da Itapuama Fm no dia 03 de dezembro de 2011, ao anunciá-lo como seu candidato:

"Ele tem uma experiência política talvez maior que a minha". "Mesmo sem ser um político de mandatos, na verdade político não é só quem tem mandado".

Pesquisas já circulam na cidade e o nome de Eudes ainda não apareceu. O confronto questionado pelo IPEC seria entre Ernandes (PR) e Lemos (PTB).

Será que o volta Eudes vai mesmo decolar?

Emerson Luiz






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!