terça-feira, 24 de junho de 2014

Presidente Dilma sanciona Lei do Piso para Agentes Comunitários de Saúde s e Agentes de Combate a Edemias. Agora, nenhuma prefeitura poderá pagar menos de R$ 1.014,00 para esses profissionais

ACSs e ACEs de todo o país se mobilizaram pela aprovação da Lei do Piso
A edição de hoje do Diário Oficial da União traz publicada a Lei nº 12.994 que institui o piso salarial profissional nacional e diretrizes para o Plano de carreira dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias.

De acordo com o art. 9º-A, nenhuma prefeitura poderá pagar vencimento inferior a R$ 1.014,00 para uma carga horária de 40 (quarenta) horas semanais que deverão ser cumpridas integralmente na prestação de serviços de promoção à saúde, à vigilância epidemiológica e endemias, em prol das famílias e comunidades assistidas.

A lei entra em vigor a partir de hoje e proíbe a contratação temporária ou terceirizada de ACSs e ACEs. As autoridades responsáveis que descumprirem a Lei do Piso, responderão por crime de responsabilidade e improbidade administrativa.

CUIDADO COM OS DISCURSOS OPORTUNISTAS

É comum no Brasil que políticos de pequenas cidades de interior vendam como bondades ou conquistas de seus governos o resultado de lutas empreendidas por categorias de trabalhadores e leis sancionadas pelo Executivo Federal.

O piso para ACS's e ACE's foram regulamentados pelo Governo Federal na pessoa da presidente Dilma Rousseff, e seu pagamento passa a ser obrigação de todos os prefeitos. Não é "bondade" nem "presente" deles em relação a esses profissionais.

É comum que veículos de imprensa de chapa branca noticiem o pagamento de pisos ou de benefícios adquiridos, como o 13º salário como sinal de eficiência governamental.

Confundem o cumprimento da obrigação como capacidade administrativa e o corriqueiro é vendido aos menos esclarecidos como extraordinário!

O PISO É LEI!

É SEU DIREITO ENQUANTO TRABALHADOR!

Se quer agradecer a alguém se dirija para a frente do espelho.

É com o seu trabalho que as mudanças estão acontecendo.

Mas também é necessário refletir acerca do Brasil que nos queremos. Aquele que reconhece o valor do trabalhador ou aquele que pensa apenas em determinados setores sociais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!