domingo, 1 de junho de 2014

Morte de recém-nascido na Unidade de Saúde de Venturosa repercute nas redes sociais e em blogs da internet.

Na rede social facebook várias postagens tratavam do mesmo assunto: a morte de uma criança na Unidade de Saúde Justa Maria Bezerra. De um lado, a dor dos familiares e as queixas de que a causa da morte poderia ser decorrente de erros humanos, do outro, membros da equipe de saúde municipal em defesa da Unidade e de seus profissionais.

Em carta ao blog do Magno Martins, um dos mais acessados blogs do Nordeste, o senhor José Cardoso de Almeida torna público a dor que sentiu e as queixas aos serviços da Unidade de Saúde Justa Maria Bezerra. Abaixo, reproduzo a carta enviada ao Blog do Magno e publicada também no Blog Venturosa da Gente.


Venturosa: descaso mata criança em Hospital Municipal
O leitor José Cardoso de Almeida manda carta ao blog denunciando um grave erro que aconteceu no hospital  de Venturosa, na manhã de ontem. Cardoso, que é blogueiro no  município, conta o drama vivido por uma mãe e sua criança, esta última vindo a falecer, por ocasião do atendimento naquela unidade de saúde.
''Na manhã desta sexta 30 de maio deu entrada na unidade de saúde Mista Justa Maria Bezerra (hospital municipal de Venturosa), uma jovem já em trabalho de parto. Ao chegar à unidade de saúde não tinha médico de plantão para acompanhar o parto da jovem mãe do primeiro filho.
‘’Mesmo sem ter um médico os enfermeiros iniciaram o procedimento,  e na mesa de parto a mãe passou mais de duas horas sofrendo sem conseguir  ter o bebê, e os tais “profissionais do hospital” só fazendo com que a mãe sofresse mais, pois ela não tinha condições de ter  em parto normal’’.
‘’Depois de muito trabalho eles conseguiram tirar a criança, que nasceu com vida mas em seguida começou a correria dentro do hospital, pois nem oxigênio tinha para poder transferir a criança para outro hospital. Transferida para hospital regional de Arcoverde, mesmo sem oxigênio, lá criança não chegou com vida.. O corpo foi encaminhado para o IML de Caruaru, com vários sinais por partes do corpo, a cabeça meio deformada, como se tivesse sido imprensada, e tinha manchas roxas pelo corpo.
‘’Segundo a acompanhante da gestante os enfermeiros alegaram que a culpa foi da mãe que não ajudou no parto e a criança estava laçada pelo cordão umbilical. Segundo o laudo do IML a criança chegou morreu por causa de hemorragia intracraniana. A criança foi praticamente assassinada, pois foi o laudo do IML que afirmou. Se você pode nos ajuda publicando em seu blog, seria um grande passo para que as autoridades vejam pessoas ocupando cargo no poder público, que não é de sua competência.
Esta postagem está no blog   www.cardosobarros.blogspot.com.br
Por: José Cardoso de Almeida

3 comentários:

  1. este descaso não é só na saúde e na educação na segurança venturosa esta um verdeira bagunça com esta administração de joga, joga de disse midese

    ResponderExcluir
  2. essa situação deveria chegar ao ministério público para que seja avaliada e punidos os culpados.

    ResponderExcluir
  3. Aconteceu isso com minha mãe em 2011. Também falta de médico. Minha mãe foi medicada por enfermeiros.
    Pois é ela morreu assim como esse bebe e vai continuar acontecendo e ninguém faz nada. Esse é nosso brasil de copa.

    ResponderExcluir

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!