quarta-feira, 11 de junho de 2014

NA PESQUISA VOX POPULI DILMA MANTÉM 40% E LEVA NO PRIMEIRO TURNO

Vox Populi: Dilma mantém 40%; Aécio, 21% e Eduardo, 8%


























Estadão Conteúdo.

Pesquisa Vox Populi divulgada nesta quarta-feira (11) pela revista Carta Capital aponta que a presidente Dilma Rousseff (PT) manteve 40% das intenções de voto em relação ao levantamento de abril e venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje. O pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, cresceu 5% desde o levantamento de abril e chegou aos 21%, enquanto Eduardo Campos (PSB) manteve o índice de 8% no período.
Abaixo dos três principais candidatos aparece o Pastor Everaldo (PSC), com 2%, e José Maria (PSTU), com 1%. Os candidatos Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Eduardo Jorge (PV), Mauro Iasi (PCB) e Denise Abreu (PTN) não atingiram 1%.

A revista aponta ainda que os indecisos, que eram 18% em abril, são agora 14%. O número de brancos e nulos variou de 15% para 14%.

A pesquisa foi feita com 2.200 eleitores em 161 municípios brasileiros entre os dias 30 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de 2,1 pontos porcentuais para mais ou para menos.

A pesquisa, contratada pela Editora Confiança, que edita a revista Carta Capital, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-00156/2014.


(Do blog do Magno)

Notas do blog

"Pesquisa não ganha eleição', já disse isso muitas vezes e continuo dizendo sempre. Pesquisas são amostras de uma tendência de comportamento e escolhas. É certo que elas podem (e muito) influenciar a decisão final do eleitor, mas nenhuma pesquisa, de nenhum instituto, tem em si o poder de prever o futuro e eleger um candidato.

Por que digo isso? Três grandes institutos realizaram pesquisa de intenção de voto para presidente, os três apresentaram resultados diferentes. O Ibope havia registrado 38% para Dilma e apontou segundo turno.

O Datafolha (da Folha de São Paulo, jornal com forte inclinação aecista) apontou 34% para Dilma e queda para todos os seus concorrentes. 

Quem está com a razão? Na última eleição a desconfiança chegou a tal ponto que alguns institutos cogitaram divulgar sua metodologia para manter a credibilidade. Farão isso uma vez mais?

Imaginemos que o Vox Populi conseguiu resultados mais exatos que Datafolha e Ibope, isso deve tranquilizar o governo? De forma alguma! Ou Dilma aprende a falar a língua do povo e parte para o ataque, mostrando tudo o que fez e o que não foi feito e por culpa de quem não foi feito, bate na mídia tendenciosa e manipuladora e deixa claro todas as transformações positivas vivenciadas nos governos do PT ou será abocanhada por aqueles que formam a opinião da maioria.

Pesquisa não ganha eleição, mas que faz um estrago danado, a isso faz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informando com responsabilidade. Numa democracia é importante poder debater notícia e ter opinião!